Xi Jinping, secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente chinês, enviou uma carta de congratulações ao 15º Fórum do Estreito neste sábado.
Chamando o Fórum do Estreito de uma plataforma importante para as pessoas de ambos os lados do Estreito de Taiwan se envolverem amplamente em intercâmbios e promoverem a cooperação, Xi expressou na carta sua esperança de que o fórum constantemente injete vitalidade nos intercâmbios entre pessoas e no desenvolvimento integrado através do Estreito.
“Continuaremos a respeitar, cuidar e oferecer benefícios aos compatriotas de Taiwan, a promover o intercâmbio e a cooperação econômicos e culturais através do Estreito e a impulsionar o desenvolvimento integrado em vários campos”, disse ele.
Xi pediu esforços conjuntos para promover a cultura chinesa e forjar laços mais estreitos.
Ele pediu às pessoas de ambos os lados do Estreito que trabalhem juntas para acompanhar as tendências da história, salvaguardar os interesses gerais da nação chinesa e contribuir para o desenvolvimento pacífico das relações entre os dois lados do Estreito e a causa da reunificação nacional.
O 15º Fórum do Estreito foi realizado conjuntamente pelo Departamento dos Assuntos de Taiwan do Conselho de Estado, pelo governo provincial de Fujian e por 82 instituições e organizações dos dois lados do Estreito. A principal conferência do fórum começou no sábado na cidade costeira de Xiamen.