Beijing está muito quente nos últimos dias por causa das altas temperaturas e também pelo calor trazido por Lionel Messi. Veículos de imprensa estrangeiros fizeram muitas reportagens sobre a visita do jogador argentino à China, mostrando uma nação real e encantadora ao mundo.
Na noite do dia 15, no estádio onde foi o jogo entre Argentina e Austrália, milhares de torcedores chineses vestiam a camisa 10 do craque argentino e gritavam o nome de Messi, formando um oceano com as cores azul e branca. “A partida se tornou a ‘casa’ de Messi e da Argentina”, comparou uma mídia estrangeira.
Ao ver o amor dos torcedores pelo futebol e esporte, o mundo também conheceu a abertura, o entusiasmo e a simpatia dos chineses e a vitalidade do país, mudando o estereótipo criado pela imprensa ocidental sobre a China.
Como são os chineses? Como é a imagem da China? A resposta só pode ser encontrada com seus próprios olhos. Um jovem da Colômbia que residiu no país por três anos disse que só pôde entender, depois desse período, que existe diferença de pelo menos 20 anos entre a China reportada pelas mídias do Ocidente e a verdadeira da atualidade.
O famoso professor de Economia norte-americano Richard David Wolff defendeu que o pensamento de demonizar a China deve ser corrigido.
A China dá as boas-vindas aos amigos de todos os países. Para conhecer o país e seu povo, o importante é não ouvir dizer, mas testemunhar.