Beijing, 4 ago – Pesquisadores chineses melhoraram a precisão das previsões a curto prazo para chuvas convectivas usando os dados de relâmpagos.
O relâmpago é o resultado de uma forte convecção. Pode indicar efetivamente o movimento ascendente e os processos microfísicos de nuvens frias em tempestades.
A detecção de relâmpagos e a tecnologia de localização testemunharam um rápido desenvolvimento nos últimos anos. Atualmente, a tecnologia de mapeamento 3D de relâmpagos reduziu o erro de localização horizontal de relâmpagos para metros.
A fim de obter dados confiáveis de localização de relâmpagos e promover a aplicação deles na melhoria da previsão de precipitação curta e iminente, os pesquisadores do Instituto de Física Atmosférica da Academia Chinesa de Ciências (CAS, sigla em inglês) conduziram campanhas de campo em estações quentes por anos consecutivos e aprenderam as características e padrões dos sistemas climáticos de alto impacto em Beijing e nas áreas circundantes.
Eles estudaram a relação entre relâmpagos e as características microfísicas, como conteúdo de substância de gelo e água.
Com base na conexão física entre o relâmpago e o forte movimento ascendente dentro de nuvens, os pesquisadores extraíram as informações de observação do campo dinâmico convectivo e realizaram a assimilação dos dados de relâmpagos.
A assimilação dos dados de relâmpagos deve oferecer mais informações convectivas em pequena escala em áreas remotas sem dados de radar suficientes e, portanto, aumentar a precisão da previsão de chuvas locais, de acordo com a CAS.