Beijing, 29 mar (Xinhua) — A Organização Mundial da Saúde (OMS) tem condenado particularmente os países ricos, dizendo que eles são diretamente responsáveis pelas mortes de pessoas de alto risco em países de baixo e média renda, informou o USA Today na quinta-feira.
“Os países, que estão atualmente vacinando as pessoas mais jovens e saudáveis com baixo risco da doença, o fazem à custa das vidas de profissionais de saúde, idosos e outros grupos de risco em outros países”, de acordo com a reportagem, citando o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma entrevista coletiva na segunda-feira.
A Casa Branca defendeu sua estratégia de vacinação contra a COVID-19 com América Primeiro (America-first) nesta semana, chamando-a de justificada por causa do surto terrível no país e prometendo compartilhar vacinas depois que os americanos estiverem protegidos, disse a reportagem.
Os líderes globais e residentes de outros países criticam cada vez mais os Estados Unidos e outras nações ricas por comprar a maior parte do suprimento mundial de vacinas contra COVID-19, acrescentou.
