O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) anunciou nesta quinta-feira que emitiu um título verde de referência de três anos no valor de US$ 1,25 bilhão, marcando o retorno do banco aos mercados internacionais de capitais.
É o primeiro título verde em dólar americano emitido pelo banco, demonstrando seu compromisso com mercados de capitais sustentáveis. As receitas líquidas da emissão do título serão alocadas para financiar e/ou refinanciar projetos verdes elegíveis, de acordo com o banco.
O banco tem uma reserva abundante de projetos verdes e sustentáveis em todos os seus países membros para financiamento, disse Leslie Maasdorp, vice-presidente do NBD.
O banco, com sede em Shanghai, estabelecido pelo Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul (BRICS) em 2015, tem como objetivo mobilizar recursos para projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável no BRICS e em outras economias emergentes.
Em 2021, o NBD iniciou a expansão do número de membros e admitiu Bangladesh, Egito, Emirados Árabes Unidos e Uruguai como seus novos países membros.