Dor de cabeça, náusea, ardor nos olhos… pessoas estão sofrendo em um ambiente poluído causado pelo vazamento de gás tóxico. Muitos animais mortos são encontrados em vários lugares. Estas não são cenas de um filme de desastre, estão ocorrendo agora na pequena cidade de East Palestine, em Ohio, nos Estados Unidos.
No último dia 3, um trem descarrilou e pegou fogo nesta cidade. Segundo relatos da imprensa norte-americana, cerca de 50 vagões do trem saíram dos trilhos, dos quais 10 carregavam substâncias químicas tóxicas. O departamento de emergência local decidiu no dia 6 realizar uma “liberação controlada” de gases tóxicos e evacuaram os moradores dentro de um raio de vários quilômetros.
Três dias depois, o governo local disse aos moradores que poderiam retornar às suas residências, alegando que o trem descarrilado não havia causado poluição. Mas no dia 13, um grande número de fotos horríveis apareceu nas mídias sociais, o que permitiu que o mundo visse a gravidade do incidente.
Alguns residentes que retornaram sofrem com sintomas de envenenamento de diferentes graus. No entanto, as autoridades do governo estadunidense ainda não anunciaram até agora as emissões específicas de produtos químicos tóxicos. Os dados divulgados pela companhia Norfolk Southern, à qual pertence o trem do acidente, mostram que os vagões descarrilados transportavam não só cloreto de vinila, mas também outras substâncias perigosas. O cloreto de vinila é considerado cancerígeno e produz fosgênio e cloreto de hidrogênio, também gases tóxicos liberados durante a combustão.
A mídia dos EUA informou muito vagamente sobre o incidente desde o início. Quando o trem descarrilou no último dia 3, foi apenas relatado que os especialistas estavam trabalhando na investigação. Em uma coletiva de imprensa em Ohio em 8, um repórter até foi preso pela polícia durante a cobertura ao vivo. Se a vida, a saúde e a segurança do ambiente da população norte-americana enfrentam enormes ameaças, por que nem mesmo seu direito mais básico à informação não pode ser atendido?
O dever dos funcionários do governo é respeitar os direitos humanos e proteger vidas, mas os políticos dos EUA e os grupos de interesses por trás deles parecem acostumados a violar os interesses públicos para buscar seus ganhos pessoais. Quem protegerá a vida dos americanos comuns e quem defenderá seus interesses de saúde? Os políticos dos EUA que falam sempre dos direitos humanos não podem ignorar os fatos.