Beijing – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, convidou na quinta-feira o vice-primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Camboja, Prak Sokhonn, e o ministro das Relações Exteriores da Tailândia, Maris Sangiampongsa, para participar de uma reunião de chá em Anning, na Província de Yunnan, no sudoeste da China, e os três lados se envolveram em uma comunicação amigável e franca em uma atmosfera harmoniosa ao falar sobre os conflitos fronteiriços entre o Camboja e a Tailândia.
Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, disse que, nem o Camboja, nem a Tailândia, querem que os conflitos fronteiriços continuem e que ambos estão dispostos a retomar o diálogo e melhorar as relações, acrescentando que a Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Cooperação Lancang-Mekong (LMC) a ser realizada em Anning oferece uma oportunidade para ambos os lados alcançarem esses objetivos.
Ele também destacou que a palavra “Anning” significa paz, harmonia e amizade em chinês, e espera-se que tanto o Camboja quanto a Tailândia possam se manifestar conjuntamente pela paz em Anning.
Observando que a China apoia o Camboja e a Tailândia no diálogo, na eliminação de mal-entendidos, na reconstrução da confiança mútua e no restabelecimento do intercâmbio e da cooperação normais, Wang afirmou que a China apoia ambas as partes na implementação integral do consenso alcançado na Reunião Extraordinária do Comitê Geral de Fronteiras Camboja-Tailândia (GBC, em inglês) e na consolidação do cessar-fogo sem demora.
A China também apoia a Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN) no desempenho de seu devido papel e na solução adequada de questões à maneira da ASEAN, apoiando ambas as partes na resposta às demandas dos dois povos e na reabertura das passagens de fronteira o mais rápido possível, disse Wang.
A China está disposta a fornecer apoio e assistência para a remoção de minas e outras atividades nas áreas fronteiriças do Camboja e da Tailândia, de acordo com a vontade de ambos os lados, disse Wang. Ele acrescentou que o Camboja e a Tailândia são vizinhos e irmãos eternos, e acredita-se que os dois lados podem administrar bem disputas específicas e dar as mãos para enfrentar vários desafios globais.
Isso certamente será bem recebido pelos povos de ambos os países e também é a expectativa comum dos países da região, afirmou Wang.
Os ministros das Relações Exteriores do Camboja e da Tailândia expressaram seu sincero apreço à China por proporcionar a oportunidade de comunicação entre as duas partes e elogiaram o papel construtivo da China em aliviar a situação e promover o diálogo.
Ambas as partes enfatizaram o valor da paz e a importância da boa vizinhança e reafirmaram sua disposição de implementar ativamente o acordo de cessar-fogo, fazer pleno uso do mecanismo de diálogo e administrar e resolver disputas por meios pacíficos.
