Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Chanceler chinês reúne-se com homólogo laociano

Kunming – O ministro das Relações Exteriores da China, Wang Yi, reuniu-se nesta quinta-feira com o ministro das Relações Exteriores da República Democrática Popular do Laos, Thongsavanh Phomvihane, em Anning, na província chinesa de Yunnan.

Wang, também membro do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, afirmou que a China está disposta a trabalhar com o Laos para implementar o importante consenso alcançado pelos mais altos líderes dos dois partidos e dois países, reforçar a comunicação estratégica e aprofundar a cooperação mutuamente benéfica, injetando continuamente nova vitalidade na amizade tradicional entre as duas nações.

Wang disse que a China está pronta para compartilhar com o Laos os benefícios do seu mercado de tamanho gigante, encorajar mais empresas chinesas a investir no Laos, salvaguardar a segurança e a estabilidade das cadeias industriais e de suprimentos, e trabalhar em conjunto com o Laos para resistir à coerção e intimidação econômicas.

Wang acrescentou que a China dá as boas-vindas à adesão do Laos à família da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS) e espera que o país contribua para o desenvolvimento da organização.

Thongsavanh, que está na China para a 10ª Reunião de Ministros das Relações Exteriores da Cooperação Lancang-Mekong, disse que o Partido e o governo do Laos atribuem grande importância ao desenvolvimento das relações com a China e esperam promover o aprofundamento da construção de uma comunidade Laos-China com um futuro compartilhado para alcançar progressos mais sólidos.

Thongsavanh agradeceu à China pelo apoio ao Laos para se tornar parceiro de diálogo da OCS. Acrescentou que o Laos está disposto a manter estreita comunicação e coordenação com a China para, em conjunto, salvaguardar a equidade e a justiça internacionais.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo