Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Orquestra chinesa abre turnê europeia no Reino Unido com apresentações e intercâmbio cultural

Londres – A Orquestra do Centro Nacional de Artes Cênicas da China (NCPA, na sigla em inglês) abriu sua primeira turnê europeia multinacional no Reino Unido esta semana, apresentando dois concertos e um evento de intercâmbio cultural de quarta a sexta-feira, que atraiu milhares de amantes da música.

Na sexta-feira à noite, o concerto no Saffron Hall, em Essex, leste da Inglaterra, a última parada da turnê britânica da orquestra, atraiu mais de 600 pessoas, muitas ansiosas por aproveitar a última chance de ouvir um dos principais grupos musicais da China.

Enquanto as notas finais de “Wu Xing” (Os Cinco Elementos), do compositor Chen Qigang, preenchiam o ar, aplausos e vivas encheram o salão. Angela Dixon, diretora do Saffron Hall, disse que estava honrada por receber a orquestra chinesa.

O concerto de quarta-feira à noite, um destaque do Festival Internacional de Edimburgo 2025, atraiu um público de cerca de 2.000 pessoas em Edimburgo. Além de obras sinfônicas chinesas marcantes, a orquestra colaborou com músicos de todo o mundo.

“Tanto na composição do nosso grupo quanto no repertório, esta turnê mostra nossa filosofia de estar ‘enraizados na China, abraçando o mundo’”, disse Ren Xiaolong, gerente-geral da Orquestra do NCPA, à Xinhua na quarta-feira, antes do primeiro concerto da orquestra em Edimburgo.

Público aplaude concerto realizado pela Orquestra do Centro Nacional de Artes Cênicas da China (NCPA, na sigla em inglês) no Usher Hall em Edimburgo, Escócia, em 6 de agosto de 2025. (Foto por Niu Xiaobei/Xinhua)

“Precisamos aprender mais sobre a música chinesa e, por meio dela, conhecer melhor a cultura chinesa”, disse Henry Ross, morador de Edimburgo.

“Com nossas apresentações, contamos histórias chinesas e transmitimos a voz chinesa de forma vívida e emocionante, permitindo que o público pelo mundo conheça o charme da cultura chinesa”, disse Zhao Haiying, vice-presidente do NCPA.

Na quinta-feira, os artistas da orquestra apresentaram um octeto em Edimburgo, misturando peças da China e de outros países para promover o intercâmbio cultural.

Lezley Marion Cameron, vice-reitor de Edimburgo, deu as boas-vindas aos artistas chineses e disse que espera receber mais artistas da Orquestra do NCPA no futuro.

Após passar pelo Reino Unido, a orquestra seguirá com a turnê pela Espanha e pela Alemanha, com outro evento de intercâmbio cultural planejado para Frankfurt.

Artistas da Orquestra do Centro Nacional de Artes Cênicas da China (NCPA, na sigla em inglês) se apresentam no Usher Hall em Edimburgo, Escócia, em 6 de agosto de 2025. (Foto por Niu Xiaobei/Xinhua)

“Esperamos que esta turnê leve a arte e a cultura chinesas para a Europa, permitindo que o público local veja as habilidades e a arte dos músicos da orquestra chinesa”, disse Wang Ning, presidente do NCPA.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo