Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Esforços de resgate em andamento após tempestades causarem 30 mortes em Beijing

Beijing – Todas as operações de alívio de desastres e resgate estão em andamento em Beijing, após a última rodada de intensas tempestades de chuva ter deixado 30 mortos na capital chinesa até a meia-noite desta segunda-feira, danificando estradas, interrompendo o fornecimento de eletricidade e provocando evacuações em massa.

   As mortes ocorreram nos distritos montanhosos ao norte de Beijing, sendo 28 em Miyun e duas em Yanqing, de acordo com as autoridades locais.

   Nesta segunda-feira, o presidente chinês, Xi Jinping, deu uma importante instrução sobre o controle de enchentes e o trabalho de alívio de desastres, pedindo todos os esforços para garantir a segurança da vida e da propriedade das pessoas na luta contra inundações causadas pela chuva e desastres geológicos que afetam algumas partes da China.

   Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente da Comissão Militar Central, disse que esforços totais de busca e resgate devem ser realizados para os desaparecidos ou presos, e os residentes em áreas ameaçadas de inundação devem ser prontamente realocados e reassentados para minimizar as vítimas.

   Somente em Beijing, mais de 80 mil pessoas foram realocadas, enquanto as tempestades danificaram 31 trechos de estradas e interromperam o fornecimento de eletricidade em 136 aldeias.

   “Chuvas fortes começaram na noite de sábado, inundando algumas casas na vila”, disse Cui Di, vice-chefe da vila de Shicheng, em Miyun, a região mais atingida. Cui trabalhou incansavelmente para ajudar na realocação dos residentes para áreas mais seguras.

   “Durante emergências como essa, é difícil para todos. Fazemos o nosso melhor para tornar o abrigo o mais confortável possível para aliviar a ansiedade das pessoas realocadas”, disse Cui.

   Cui observou que as autoridades locais também prepararam suprimentos essenciais, incluindo colchões, cobertores, pão e ovos, para os residentes desabrigados.

   Nos últimos dias, um clima convectivo extremo e severo, trazido pelo ar quente e úmido da borda de uma alta subtropical, atingiu Miyun e outras áreas de Beijing. Chuvas torrenciais também atingiram regiões próximas a Beijing.

   Às 20h de segunda-feira, o comando municipal de controle de inundações de Beijing ativou o nível mais alto de seu mecanismo de resposta de emergência para controle de inundações em toda a cidade. As autoridades alertaram o público a ficar longe de seções de rios de fluxo veloz.

   Devido às fortes chuvas contínuas, as autoridades ferroviárias suspenderam temporariamente na terça-feira alguns trens na ferrovia de alta velocidade Beijing-Harbin.

   O Ministério das Finanças e o Ministério de Gestão de Emergências da China alocaram na terça-feira 350 milhões de yuans (US$ 48,94 milhões) de fundos de alívio de desastres do governo central para nove regiões de nível provincial, incluindo Beijing.

   Os fundos priorizarão operações de resgate de emergência e alívio de desastres para os residentes afetados nessas regiões.

   Também nesta terça-feira, a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China disse que alocou 200 milhões de yuans para ajudar nos esforços de alívio de desastres em Beijing.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo