Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Veículos elétricos chineses se destacam na Exposição Internacional de Automóveis de Mianmar

Rangum – Sob a forte iluminação do showroom, veículos elétricos elegantes foram exibidos no Centro de Convenções de Rangum. Painéis brilhantes, recursos de IA e multidões empolgadas sinalizaram o crescente interesse de Mianmar por um futuro automotivo mais limpo.

A Exposição Internacional de Automóveis de Mianmar 2025, com duração de três dias, realizada de sexta-feira a domingo, reuniu mais de 30 marcas, a maioria chinesa.

Montadoras chinesas chamaram a atenção no evento com veículos elétricos da BYD, Leapmotor, VOYAH, NETA, JMEV e outras. A exposição destacou o crescente interesse do consumidor, apesar dos veículos elétricos ainda representarem uma pequena parcela do mercado, disseram os expositores.

Entre as marcas com maior visibilidade na exposição estava a BYD, gigante chinesa de veículos elétricos, importada pelo veterano da indústria, U Min Min Maung, presidente da EV Power Company. Com mais de 30 anos no mercado automotivo, ele afirmou que a marca é líder no mercado global e local de veículos elétricos.

“Comecei a importar carros da BYD há cerca de 1 ano”, disse U Min Min Maung. “As pessoas confiam na marca”.

Ele mencionou que a demanda por veículos elétricos está crescendo, principalmente nas cidades de Rangum, Mandalay e Nay Pyi Taw. No entanto, em comparação com os carros tradicionais com motor de combustão interna (ICE, na sigla em inglês), a entrada de veículos elétricos continua muito baixa, oferecendo bastante espaço para crescimento, afirmou ele.

“Cerca de 90% dos veículos elétricos em Mianmar são da China”, afirmou ele. “O governo também está apoiando esse setor, incentivando o uso de veículos elétricos”.

A maioria dos veículos elétricos em Mianmar é importada na forma Completamente Montado (CBU, na sigla em inglês), enquanto apenas alguns, como os veículos da Leapmotor, chegam em kits Semi-Desmontados (SKD, na sigla em inglês) para montagem local parcial, disseram os expositores.

O maior desafio, segundo os revendedores, é a infraestrutura, especialmente o acesso consistente à eletricidade e ao carregamento. Por isso, U Min Min Maung afirmou que a maioria dos compradores de veículos elétricos estão em Nay Pyi Taw, a capital, onde as casas têm grandes áreas, o fornecimento de energia é estável e os tempos de deslocamento são mais longos.

Outro destaque na exposição são os veículos elétricos de luxo chineses, incluindo o VOYAH, da Dongfeng Motor Corporation. A representante de vendas, May Thazin Moe, enfatizou os recursos tecnológicos, incluindo câmeras com tecnologia de IA e sistemas inteligentes. “Só importamos veículos elétricos da Dongfeng, tanto os de luxo quanto os econômicos”, disse ela.

Angus Lin, gerente nacional de vendas da Yoma Motors, apresentou marcas como SWM e Hongqi, afirmando que foi sua primeira incursão na importação de carros chineses.

“Os veículos que trazemos são modelos de luxo, os importamos sob a forma SKD”, disse ele.

Min Thet Kyaw, gerente sênior de vendas da Leapmotor, concordou com o aumento da demanda.

“Distribuímos veículos Leapmotor há mais de um ano. A demanda está crescendo, mas as pessoas precisam de mais informações sobre veículos elétricos”, disse ele. “Nossos carros têm garantia de cinco anos ou 100.000 km para bateria e motor”.

Na exposição, modelos promocionais profissionais contribuíram para o cenário, se posicionando ao lado dos veículos, orientando os visitantes e posando para fotos.

Os visitantes chegaram à exposição com curiosidade e intenção de compra. U Soe Kham, participante de 60 anos, já tem um veículo elétrico.

“Tenho um carro da Leapmotor e vim comprar mais veículos para alugar. Os veículos elétricos são econômicos, sem combustível e de baixa manutenção”, disse ele. “É difícil escolher entre tantas marcas”.

Hein Ko Ko Aung, 39 anos, disse que veio conhecer as opções da BYD depois de ver amigos migrando para veículos elétricos. “Os veículos elétricos chineses estão dominando o mercado local. Acredito que isso continuará”, acrescentou ele.

A exposição automobilística foi organizada pela Myanmar DPES Exhibition. Wang Zhangcheng, responsável pela empresa organizadora, descreveu o evento como uma plataforma para conectar consumidores a marcas emergentes.

“É a primeira vez que organizamos uma exposição automobilística como essa em Mianmar. Estamos sediados no país e queremos ajudar as montadoras a se promoverem, além de ajudar os consumidores locais a tomarem decisões informadas”, disse ele.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo