Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Entrevista: CEO da Namport destaca impacto transformador da cooperação marítima entre Namíbia e China

Swakopmund, Namíbia — A colaboração chinesa no setor marítimo da Namíbia impactou positivamente a economia e as condições de vida da população namibiana, disse Andrew Kanime, CEO da Autoridade Portuária da Namíbia (Namport).

Em entrevista exclusiva à Xinhua na quinta-feira, Kanime destacou o papel fundamental do terminal de contêineres de Walvis Bay, construído pela China Harbor Engineering Company (CHEC) e inaugurado em 2019, que revolucionou a capacidade de movimentação de carga da Namport.

“Foi um projeto impactante, não apenas para a Namport, mas também para a Namíbia e a toda a região, porque dobramos nossa capacidade de movimentação de carga com esse terminal”, disse ele.

Kanime disse à Xinhua que, antes da inauguração do terminal, a capacidade anual da Namport era de 350.000 TEUs (unidades equivalentes a 20 pés), agora mais que dobrou para 750.000 TEUs.

Além da construção do terminal de contêineres, Kanime ressaltou a dragagem do canal de entrada como outro marco.

“Ele foi recentemente aprofundado para mais 17 metros, permitindo receber e movimentar os maiores navios porta-contêineres do mundo”, disse ele, acrescentando que esse esforço combinado melhorou significativamente a posição da Namport.

Walvis Bay e Luderitz são os dois principais portos marítimos da Namíbia. Administrados pela Namport, eles são portas de entrada essenciais para países interioranos da África Austral, especialmente Zimbábue, Botsuana e Zâmbia.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo