Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Observação Econômica: Turismo interno da China esquenta com aumento das viagens de verão

Beijing – Elena e seu namorado planejaram sua viagem à China com três meses de antecedência e, quando vagaram na semana passada pela Cidade Proibida, um patrimônio imperdível em Beijing, esses turistas da Rússia disseram que a cultura e a arquitetura únicas fizeram com que todos os seus preparativos “valessem a pena”.

   É sua primeira viagem à parte continental chinesa. “Nós dois nos apaixonamos pela China”, disse Elena. “Estamos ansiosos para visitar outros lugares, incluindo Shanghai e Xi’an, durante nossa turnê de duas semanas.”

   “China Travel” tem causado sensações nas mídias sociais globais. Nos vlogs de muitos influenciadores, os visitantes estrangeiros podem ser vistos passeando pelos mercados noturnos chineses para experimentar especialidades, dançando em praças ao lado de moradores locais, pegando táxis autônomos, experimentando trens de alta velocidade e recebendo comida por drones.

   De acordo com a Administração Nacional de Imigração, o país registrou cerca de 14,64 milhões de entradas de estrangeiros no primeiro semestre de 2024, um aumento anual de 152,7%. Entre essas entradas, mais de 8,54 milhões foram facilitadas por políticas de isenção de visto.

   O aumento das visitas de entrada deveu-se em parte ao aumento do número de países que desfrutam da política de isenção de vistos da China.

   A China adicionou turistas de mais países à lista de entrada sem visto este ano e atualmente implementa uma política de trânsito sem visto de 72/144 horas para viajantes de 54 países.

   “Faremos mais para incentivar os intercâmbios entre pessoas e dar aos turistas estrangeiros uma experiência melhor na China”, disse recentemente Xie Feng, embaixador chinês nos Estados Unidos, em entrevista à revista Newsweek.

   Uma resolução adotada na terceira sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China, em julho, prometeu tornar mais conveniente para pessoas do exterior viverem, receberem serviços médicos e fazerem pagamentos na parte continental chinesa.

   O Banco Popular da China, o banco central chinês, incentivou os principais provedores de serviços de pagamento móvel, como Alipay e Tenpay, a otimizar seus processos de trabalho para facilitar a vinculação de cartões de crédito e simplificar a autenticação de identidades pessoais, protegendo as informações pessoais. Além disso, o limite superior para o valor de uma única transação e o limite anual para pagamentos móveis também foram aumentados para US$ 5 mil e US$50 mil, respectivamente.

   O Ministério do Comércio e seis outros departamentos governamentais emitiram uma circular para facilitar ainda mais a acomodação de viajantes estrangeiros na China, enfatizando que não há restrições para os hotéis receberem hóspedes estrangeiros e pedindo a melhoria dos serviços de registro e a simplificação da coleta de informações.

   Além dos visitantes que chegam, o número de turistas domésticos também mostrou um crescimento constante neste verão, impulsionado por viagens em família, passeios educacionais, retiros de verão e viagens de formatura.

   Mesmo durante os últimos dias mais quentes do ano, ondas de grupos de turistas educacionais lotaram as atrações turísticas da capital chinesa, Beijing. Li Min, da Província de Shandong, trouxe seus dois filhos para um passeio cultural. “Quero aproveitar as férias de verão para deixá-los vivenciar a cultura tradicional e ampliar seus horizontes”, disse ela.

   O veterano do turismo Qian Lan disse que a alta temporada deste ano foi especialmente movimentada. “Neste verão, nossos pedidos de viagens de longa distância aumentaram 40% ante o ano passado, já que os turistas tendem a viajar em profundidade em vez de “ficar na superfície”, disse Qian, gerente geral de uma agência de viagens na Província de Jiangxi, no leste da China.

   A China registrou 423 milhões de viagens ferroviárias de passageiros em julho, a primeira metade da corrida de viagens de verão de dois meses, mostraram dados do China State Railway Group Co., Ltd. Esse número marcou um aumento de 4% ante o mesmo período de 2023.

   Muitas regiões introduziram medidas para atrair turistas, como a distribuição de vouchers e a oferta de descontos em bilhetes e descontos nas despesas.

   Para abraçar o pico do turismo de verão, a vila de Xijiang Qianhu Miao, uma atração turística étnica popular na Província de Guizhou, no sudoeste da China, introduziu seu primeiro teleférico, atualizou sua rua de cultura do chá, adicionou dança tradicional e outras apresentações indígenas e organizou eventos de férias exclusivos, como o desfile de joias de prata e competições de fabricação de bolos de arroz.

   Dado o boom do turismo de verão, a China está planejando ainda mais medidas para aproveitar o potencial do consumo cultural e turístico para impulsionar o crescimento econômico e melhorar o bem-estar das pessoas.

   Ma Li, funcionário do Ministério da Cultura e Turismo, disse na sexta-feira que serão feitos esforços para realizar mais atividades de promoção turística, oferecer maiores desempenhos culturais superiores e melhorar o ambiente turístico, de modo a satisfazer as exigências diversificadas dos turistas e impulsionar o desenvolvimento urbano e rural. 

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo