Shenyang – Até as 7h deste sábado, mais de 27.000 residentes na Província de Liaoning, no nordeste da China, foram realocados com segurança em resposta ao tufão Gaemi.
O departamento provincial de prevenção e combate às inundações e secas disse que as fortes chuvas trazidas pelo Gaemi, o terceiro tufão deste ano, fizeram com que os níveis de água subissem em 40 reservatórios em toda a província. Esses reservatórios agora estão descarregando água de forma ordenada.
As autoridades meteorológicas provinciais disseram que a maioria das áreas de Liaoning deve sofrer fortes chuvas torrenciais desde o início da manhã de domingo até terça-feira.
A província organizou inspeções e patrulhas ao longo dos diques em preparação para possíveis inundações e para reduzir os riscos de desastres.
Até as 7h deste sábado, centenas de empresas químicas e empresas de mineração em toda a província, bem como funcionários e residentes próximos, suspenderam as operações e se mudaram para evitar riscos de inundação.
O Ministério de Gestão de Emergências elevou na sexta-feira a resposta de emergência às inundações do nível IV para o nível III em Liaoning devido ao Gaemi.