Beijing – A infraestrutura interconectada desempenha um papel vital para lidar com o desafio global das mudanças climáticas, segundo um relatório.
O relatório, divulgado pelo Centro de Cooperação Multilateral para o Financiamento do Desenvolvimento, disse que todos os países devem priorizar o desenvolvimento e a integração de infraestrutura interconectada resiliente ao clima para atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris e cumprir seus compromissos de emissão líquida zero de carbono.
De acordo com o relatório, a infraestrutura interconectada, como energia e transporte, é responsável por mais de 70% das emissões globais de gases de efeito estufa. Como essa infraestrutura tem uma longa vida útil, é fundamental incorporar os impactos à mudança climática atuais e previstos no futuro no projeto e na adaptação da conectividade da infraestrutura.
O relatório listou medidas que incluíam a promoção de carros e caminhões elétricos, a aceleração da construção de ferrovias eletrificadas e a inovação em combustíveis para aviação no setor de transportes, além do estabelecimento de mercados regionais de eletricidade, redes inteligentes e estações hidrelétricas nos setores de energia.
Também encorajou a colaboração entre os formuladores de políticas, as partes interessadas do setor e as instituições financeiras para ajudar a direcionar o investimento para projetos sustentáveis e inteligentes em relação ao clima, ao mesmo tempo em que promoveu a inovação para tornar a infraestrutura interconectada mais eficiente, resiliente e ecológica.