Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

CIIE fortalece cooperação entre a China e países de todo o mundo, diz vice-primeiro-ministro tailandês

Bancoc – A Exposição Internacional de Importação da China (CIIE) mostra a cooperação fortalecida entre a China, a Tailândia e outros países participantes, disse Phumtham Wechayachai, vice-primeiro-ministro da Tailândia.

“A CIIE atende ao objetivo de importar vários produtos e expandir relações”, disse Phumtham, que também é ministro do Comércio, em entrevista à mídia local e chinesa antes da sexta edição da CIIE marcada para 5 a 10 de novembro.

A decisão da China de abrir seu mercado beneficiou outros países. “A CIIE nos leva a encontrar oportunidades de exportação alinhadas com as demandas da China, beneficiando, em última análise, a Tailândia”, disse ele.

“É uma oportunidade para buscar oportunidades na China, um dos maiores mercados do mundo, e mostrar o potencial e as capacidades da Tailândia”, mencionou Phumtham enquanto lidera uma delegação tailandesa à exposição.

O Ministério do Comércio da Tailândia anunciou planos para organizar 20 empresas inovadoras de alimentos e bebidas para mostrar muitos produtos, incluindo lanches, frutas processadas, frutos do mar e condimentos na sexta edição da CIIE.

Este evento se baseia de forma mais concreta na amizade entre a Tailândia e a China, disse Phumtham, esperando promover a cooperação entre pequenas e médias empresas (PMEs) em ambos os países.

Ele mencionou que as PME têm um papel essencial, não só no reforço das economias nacionais, mas também no fortalecimento das bases sociais e na melhoria do bem-estar da maioria da população.

“Posso ser a primeira ponte inicial para facilitar a comunicação entre as PMEs em tecnologia inovadora de ambos os lados”, disse o vice-primeiro-ministro.

A China tem sido o maior parceiro comercial da Tailândia há muitos anos. Nos primeiros nove meses deste ano, o valor total das exportações da Tailândia para a China foi de 38,52 bilhões de dólares americanos, segundo estatísticas da Administração Geral das Alfândegas da China (AGAC).

Phumtham disse que terá reuniões com administradores a nível provincial de Guangxi e Zhejiang, com o objetivo de abrir novos mercados provinciais, o que facilitará ainda mais o comércio entre os dois países.

“A Tailândia e a China evoluíram para parceiros econômicos estratégicos entre si, promovendo a colaboração nos negócios e no comércio, mutuamente dependentes, e aproveitando os benefícios desta parceria”, disse ele.

Para a CIIE deste ano, a escala da exposição de negócios e o número de empresas participantes da Fortune 500 e de empresas líderes em vários setores atingirão níveis recordes.

A CIIE também oferece uma oportunidade para os países menores e menos influentes crescerem juntos, disse Phumtham, mencionando que a China trata os outros países de forma igual, sejam eles menores ou menos proeminentes. “Em vez disso, a China destaca a importância de promover a cooperação”, disse ele.

Ele disse que a decisão da China de abrir seu mercado e implementar a Iniciativa do Cinturão e Rota mostra o esforço coordenado para conectar o mundo à economia global.

“Acredito firmemente que no atual mundo globalizado, cooperar no comércio para beneficiar as pessoas é uma estratégia essencial que deve ser seguida e que contribuirá genuinamente para a criação da paz mundial”, disse ele.

Agência Xinhua

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao topo