Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Brasil pede ajuda ao Catar para resgatar brasileiros retidos na Faixa de Gaza

Rio de Janeiro – O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, conversou nesta quarta-feira com o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, sobre a situação do conflito na Faixa de Gaza e pediu ajuda para poder resgatar os compatriotas que seguem sem poder deixar o território palestino.

Segundo nota divulgada pela presidência da república, durante a conversa, Lula destacou o relevante papel desempenhado pelo Catar nas tentativas de mediação do conflito entre Israel e o Hamas.

“O presidente manifestou sua preocupação com a situação do grupo de brasileiros que ainda está na Faixa de Gaza, à espera de repatriação. Comentou sobre a prontidão do plano de evacuação, com aeronave presidencial posicionada no Cairo, e da operação de acolhimento na volta ao Brasil”.

“Ambos concordaram sobre a importância da abertura de um corredor humanitário e da libertação de todos os reféns. Ressaltaram a necessidade de um cessar-fogo e os perigos de uma escalada no conflito, que precisa ser evitada”, acrescenta a nota.

A conversa com o emir do Catar vem somar-se à série de contatos que o presidente Lula tem realizado com líderes da região, com o intuito de promover uma solução que restabeleça a paz.

O Brasil, que ocupa a presidência temporária do Conselho de Segurança da ONU, apresentou uma proposta de cessar-fogo humanitário na semana passada, aprovada por 12 membros do órgão, com duas abstenções mas que foi rechaçada devido ao veto dos Estados Unidos. 

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo