Qingdao – Entre a multidão do atual festival internacional de cerveja na cidade costeira de Qingdao, Província de Shandong, leste da China, Micheal Bhatti, um estudante internacional da Austrália, escrutinava atentamente a lista de bebidas na entrada de uma barraca de cerveja.
“Esta é a minha primeira vez no festival. Eu gostaria de provar cervejas diferentes e estou curtindo as atividades aqui”, disse Bhatti, acrescentando que Qingdao é uma cidade aberta e inclusiva, onde frequentemente encontra gestos amigáveis dos habitantes locais.
Com fogos de artifício e shows de luzes iluminando o céu, o 33º Festival Internacional da Cerveja de Qingdao começou na noite de 14 de julho. Inaugurado em 1991, o evento se tornou um dos festivais de cerveja mais famosos do mundo.
Mais de 2.000 variedades de cerveja de mais de 40 países e regiões estão à disposição do público no festival, um recorde. Mais de 300 atividades, incluindo apresentações musicais, shows de arte e eventos esportivos, serão realizadas durante o carnaval de 24 dias, que estabeleceu sete zonas com diferentes temas perto da praia na Nova Área de Xihai’an (Costa Oeste).
“A cerveja é a linguagem universal e os festivais são rituais humanos de empatia. A combinação desses dois é o fator mais importante para o sucesso do Festival Internacional da Cerveja de Qingdao”, disse Lin Xingyu, consultor sênior do festival.
A Tsingtao Brewery foi fundada em 1903 em Qingdao. A cerveja Tsingtao tem vendas em mais de 120 países e regiões ao redor do mundo, incluindo Estados Unidos, Alemanha, Austrália, Japão e Rússia.
“Em cada vez mais países e regiões, a cerveja Tsingtao tem sido um canal para a cultura chinesa, integrando-se à vida local com alegria”, disse Chu Liangjing, vice-gerente geral do departamento de negócios no exterior da Tsingtao Brewery.