Xinhua – Diario de Pernambuco

A maior agência de notícias da China e um dos principais canais para conhecer o país

Usina a carvão do CECP impulsiona o desenvolvimento socioeconômico no Paquistão

Por Ali Jaswal

Tharparkar, Paquistão, 1º abr (Xinhua) — Mazhar Ali Khan, um engenheiro mecânico de 27 anos, trabalha como chefe de turno associado em uma sala de controle central no Projeto Integrado de Energia e Mineração de Carvão do Bloco 1 de Thar, um projeto de cooperação energética sob a estrutura do Corredor Econômico China-Paquistão (CPEC).

Na fábrica localizada na região quente do deserto na parte sudeste da província de Sindh, no sul do Paquistão, Khan se reporta a um líder de turno chinês que lhe dá os comandos que ele distribui a outros engenheiros paquistaneses e chineses.

O jovem engenheiro da cidade subdesenvolvida de Hyderabad, em Sindh, que recebeu os prêmios de Empregado do Projeto do CECP e Melhor Funcionário Modelo do Ano de 2022, disse que a tecnologia usada nesta usina a carvão é muito avançada e adequada para a utilização de carvão nacional.

“As equipes chinesas sempre nos apoiam e nos orientam porque já operaram essas usinas em diferentes projetos no exterior”, disse ele.

A usina tem duas unidades geradoras a carvão de alto parâmetro de 660 megawatts, suportadas por uma produção anual de 7,8 milhões de toneladas de mina de carvão a céu aberto de linhito. Essa tecnologia de geração de alto parâmetro e grande capacidade está sendo utilizada pela primeira vez no país.

O Projeto Integrado de Energia e Mineração de Carvão do Bloco 1 de Thar foi recentemente inaugurado formalmente pelo primeiro-ministro paquistanês Shahbaz Sharif depois de ter sido oficialmente colocado em operação comercial no início de fevereiro. Tem capacidade para atender a demanda de eletricidade de 4 milhões de residências no Paquistão.

Conversando com a Xinhua, Meng Donghai, CEO do projeto, disse que, com base no carvão local de Thar, o Paquistão está gerando eletricidade econômica.

Isso ajudaria o país a reduzir suas importações de combustível, economizar reservas cambiais e aumentar a segurança energética nacional, acrescentou.

A Thar Coal Block-1 Power Generation Company Private Limited e a Sino Sindh Resources Private Limited, como subsidiárias da Shanghai Electric, estão gerenciando todo o projeto e manterão a tarefa pelos próximos 30 anos.

“Queremos transformar esta empresa em uma excelente empresa de energia no Paquistão e esperamos nos tornar uma referência neste setor em termos de segurança de produção, indicadores técnicos líderes e responsabilidade social corporativa (RSC)”, disse Meng.

Como outros projetos do CECP, o Bloco 1 de Carvão de Thar destaca a RSC e esteve envolvido em extensos projetos da RSC destinados a mudar a vida dos habitantes locais em Thar, eliminando a pobreza, melhorando as instalações médicas, educando os locais e criando oportunidades de emprego. O projeto forneceu mais de 18.000 oportunidades de emprego direto para os habitantes locais.

Li Jigen, CEO do projeto da mina de carvão Bloco 1 de Carvão de Thar, disse à Xinhua que, desde o início da construção em 2019 até o final de 2022, o projeto investiu cerca de 1,3 milhão de dólares americanos no cumprimento de sua RSC.

O curso futuro da RSC inclui o projeto Thar Verde com foco na plantação de árvores, aumento do emprego e desenvolvimento de habilidades, além de contribuir para o país do sul da Ásia em caso de inundações e outros desastres durante a operação de 30 anos, acrescentou Li.

Khan disse que um precipitador eletrostático que retém cinzas volantes potencialmente perigosas foi instalado na usina.

Além disso, foi instalada uma torre de absorção para reduzir as emissões de óxidos de enxofre, a fim de proteger o meio ambiente, disse ele.

Marcelo Oliveira de A. Maranhao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo