Beijing – O primeiro-ministro chinês, Li Qiang, reuniu-se com Yoshimasa Hayashi, ministro das Relações Exteriores do Japão, em Beijing, no domingo.
Observando que a China e o Japão são vizinhos próximos e importantes países asiáticos, Li disse que manter e desenvolver as relações China-Japão beneficia não apenas os interesses fundamentais dos dois povos, mas também a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais.
Este ano marca o 45º aniversário da assinatura do Tratado de Paz e Amizade China-Japão.
Li pediu aos dois lados que revisem e respeitem o princípio do tratado para desenvolver firmemente uma relação duradoura China-Japão com paz e amizade.
Ele pediu ao lado japonês que aproveite o 45º aniversário da assinatura do tratado como uma oportunidade de encontrar a China no meio do caminho, melhorar a comunicação e a cooperação, lidar adequadamente com as diferenças, ficar longe de riscos disruptivos e continuar expandindo o lado positivo das relações bilaterais para construir conjuntamente um relacionamento que atenda à demanda dos tempos.
Li apontou que as principais questões de princípio, como a história e a questão de Taiwan, são a base da fundação política das relações China-Japão, que exigem uma solução sincera, cordial e cuidadosa.
Observando que a China e o Japão são importantes parceiros econômicos e comerciais, Li disse que os dois lados devem e podem ampliar o bolo da cooperação econômica e comercial.
Ele pediu aos dois países que aumentem a cooperação na economia digital, desenvolvimento verde, setores fiscal e financeiro, bem como serviços médicos e de cuidados a idosos para alcançar benefícios mútuos de alto nível e resultados de ganho mútuo.
Li deu as boas-vindas ao Japão para continuar a aprofundar a cooperação com a China e compartilhar os benefícios de desenvolvimento da China.
Ele expressou a esperança de que os dois lados protejam conjuntamente o livre comércio, pratiquem o verdadeiro multilateralismo, promovam ativamente o processo da integração regional, mantenham a estabilidade e o fluxo tranquilo das cadeias industriais e de suprimentos e contribuam para o desenvolvimento regional e global.
O Japão e a China têm um grande potencial de cooperação em uma ampla gama de áreas, disse Hayashi, acrescentando que o Japão está comprometido em promover a cooperação com a China.
Hayashi disse que o Japão está disposto a trabalhar com a China para aproveitar o 45º aniversário da assinatura do Tratado de Paz e Amizade China-Japão como uma oportunidade para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países, manter intercâmbios de alto nível e continuar realizando diálogo e comunicação para construir relações bilaterais construtivas e estáveis.
