Beijing – O vice-premiê chinês, Han Zheng, destacou a importância de seguir um caminho de crescimento verde priorizando a proteção ecológica e pediu novas conquistas na promoção do desenvolvimento de alta qualidade.
Han, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China, fez as observações durante visitas à cidade de Nyingchi, na Região Autônoma do Tibet, sudoeste chinês, e à Prefeitura Autônoma Tibetana de Yushu, na Província de Qinghai, noroeste do país, na quinta e sexta-feira.
Em Nyingchi, depois de visitar um canteiro de obras da Ferrovia Sichuan-Tibet e uma planta de processamento de areia e cascalho, ele enfatizou a qualidade e segurança do projeto e pediu melhores P&D e aplicações para equipamentos domesticamente produzidos, bem como maior produção e uso de materiais verdes de construção que economizam energia.
Han também conheceu os planos de desenvolvimento de projetos hidrelétricos locais e disse que o desenvolvimento razoável e a proteção dos recursos hídricos devem ser coordenados e a pesquisa científica deve ser feita antes de iniciar a construção de grandes projetos.
Em Yushu, Han destacou a importância de proteger a ecologia natural e os recursos de Sanjiangyuan — ou a fonte de três rios — onde nascem os rios Yangtze, Amarelo e Lancang.
Mais esforços devem ser feitos para promover o desenvolvimento de pântano, aumentar a proteção da biodiversidade e reduzir os distúrbios humanos à natureza, enfatizou Han.