Beijing, 15 abr – As empresas automobilísticas estrangeiras expressaram otimismo em relação ao mercado chinês e consideram a China um dos seus mais importantes mercados no exterior, disse a porta-voz do Ministério do Comércio, Shu Jueting, nesta quinta-feira.
Falando em um recente simpósio com a participação de representantes de 17 fabricantes de automóveis e autopeças com investimentos estrangeiros, Shu revelou que os participantes estavam otimistas sobre as perspectivas econômicas chinesas a longo prazo e o potencial do mercado chinês.
A China suspendeu as restrições à propriedade estrangeira no setor de fabricação de automóveis, que os representantes disseram fornecer mais espaço de desenvolvimento para empresas automobilísticas de outros países, disse Shu.
Os representantes também expressaram a vontade de aumentar o investimento na fabricação de veículos de nova energia e pesquisa e desenvolvimento de tecnologia na China, em uma tentativa de aproveitar as oportunidades apresentadas pela transição da China para o crescimento verde e setor impulsionado pela inovação, segundo Shu.
Apesar de desafios como a escassez de chips e o ressurgimento da COVID-19, a produção e as vendas de automóveis da China aumentaram 3,4% e 3,8% em termos anuais em 2021, respectivamente.
O mercado de veículos de nova energia teve um desempenho particularmente estelar, com produção e vendas superiores a 3,5 milhões de unidades.