Beijing — O presidente chinês, Xi Jinping, enfatizou a manutenção do princípio do desenvolvimento de religiões no contexto chinês e o fornecimento de orientação ativa para a adaptação das religiões à sociedade socialista.
Xi, também secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC) e presidente da Comissão Militar Central, fez as observações enquanto discursava em uma conferência nacional sobre trabalhos relacionados a assuntos religiosos, realizada de sexta-feira a sábado em Beijing.
Xi destacou a implementação plena da teoria do Partido sobre assuntos religiosos na nova era, a política básica sobre assuntos religiosos e a política sobre a liberdade de crença religiosa.
Ele exigiu que os grupos religiosos fortaleçam sua autogestão e enfatizou a necessidade de melhorar o Estado de Direito na governança dos assuntos religiosos.
Esforços são necessários para reunir e orientar melhor os crentes religiosos a trabalhar em conjunto com o público em geral para desenvolver a China em um grande país socialista moderno em todos os aspectos e realizar o sonho chinês de revitalização nacional, observou ele.
A conferência, presidida por Li Keqiang, contou com a presença de outros líderes de alto escalão Li Zhanshu, Wang Huning, Zhao Leji e Han Zheng. Wang Yang fez observações finais.
Notando os progressos no trabalho relacionado aos assuntos religiosos desde o 18º Congresso Nacional do PCC em 2012, Xi disse que as religiões na China têm sido cada vez mais chinesas na orientação e os grupos religiosos têm aumentado seu reconhecimento da pátria, da nação chinesa, da cultura chinesa, do PCC e do socialismo com características chinesas.
O Comitê Central do PCC apresentou uma série de novos conceitos e medidas sobre o trabalho religioso desde o 18º Congresso Nacional do PCC, disse Xi.
Salientando a importância dos assuntos religiosos no trabalho do Partido e do Estado, Xi destacou a necessidade de estabelecer uma liderança robusta, defender e desenvolver uma teoria religiosa do socialismo com características chinesas, trabalhar em consonância com a política básica do Partido sobre assuntos religiosos e defender o princípio de que as religiões na China devem ser chinesas na orientação.
Xi também pediu esforços para reunir vastos crentes religiosos em torno do Partido e do governo, promover relações positivas e saudáveis entre as religiões, apoiar grupos religiosos no fortalecimento da autoconstrução e melhorar a gestão do trabalho religioso sob o Estado de Direito.
Xi enfatizou a implementação plena e fiel da política do Partido sobre a liberdade de crença religiosa, respeitando as crenças religiosas das pessoas, gerenciando assuntos religiosos de acordo com a lei, aderindo ao princípio da independência e da autogestão, e orientando ativamente as religiões a se adaptarem à sociedade socialista.
Ele disse que é imperativo defender ainda mais o princípio de que as religiões na China devem ser chinesas na orientação, fortalecer a gestão de assuntos religiosos online e efetivamente abordar problemas proeminentes que afetam a herança sólida das religiões na China.
Xi enfatizou a importância de apoiar e orientar os círculos religiosos para melhorar sua autoeducação, autogestão e autodisciplina, incitando a governança plena e rigorosa das religiões.
As atividades religiosas devem ser realizadas no âmbito estipulado por leis e regulamentos e não devem prejudicar a saúde dos cidadãos, ofender a ordem pública e a boa moral, interferir nos assuntos educacionais, judiciais e administrativos, bem como na vida social, explicou Xi.
Xi falou sobre a formação de uma equipe de funcionários do Partido e do governo que são adeptos da visão marxista sobre religião, familiarizados com assuntos religiosos e competentes para se envolverem em trabalhos relacionados aos crentes religiosos.
O presidente também pediu a formação de um grupo de figuras religiosas que sejam politicamente confiáveis, tenham caráteres nobres e realizações religiosas, e possam desempenhar seu papel em momentos críticos.
Xi também explanou sobre a melhoria da educação e dos mecanismos de trabalho relacionados às religiões.
Li Keqiang disse que as observações de Xi traçaram o curso e forneceram orientações fundamentais para o trabalho sobre assuntos religiosos na nova era.
Wang Yang disse que todas as localidades e departamentos devem fazer estudo e implementação do espírito da conferência como uma tarefa política importante, e garantir que as decisões e arranjos do Comitê Central do PCC sejam honestamente implementados.