Vientiane — O primeiro trem de carga internacional da Ferrovia China-Laos partindo de Kunming, na Província de Yunnan, no sudoeste chinês, chegou à capital do Laos, Vientiane, neste sábado à noite.
Às 23h10, horário local, o trem totalmente carregado com fosfato dicálcico no grau de alimentação chegou à Estação Sul de Vientiane.
“Estou encantado e entusiasmado por ser um praticante da Iniciativa do Cinturão e Rota e um emissário da amizade entre a China e o Laos”, disse Zhou Yukui, de 31 anos de idade, maquinista de trem de carga com seis anos de experiência em condução.
“A Ferrovia China-Laos funciona de forma semelhante às ferrovias domésticas e as condições ferroviárias são ainda melhores. Mas, a fim de garantir a segurança do primeiro trem, desde que partiu da fronteira Laos-China às 1539 (GMT 0839), não ousamos descansar”, revelou Zhou.
Li Tongxu, diretor da Estação Sul de Vientiane com mais de 20 anos de experiência na área e mais de 10 anos como diretor de estação na China, chegou ao Laos em julho deste ano. Ele disse à Xinhua que a estação foi totalmente preparada para receber o primeiro trem da China.
Atualmente, o terminal conta com 68 funcionários, incluindo nove técnicos e gerentes chineses que têm ricas experiências de trabalho. O restante da equipe do Laos, com ensino superior e alto entusiasmo por aprender após o treinamento na China-Laos Railway Co., Ltd., também é competente para seus respectivos cargos.
“O primeiro trem que enviamos à China ontem transportou potássio produzido no Laos”, revelou Li, observando que a província chinesa de Yunnan tem minerais abundantes de fósforo.
“Hoje estamos recebendo 50 contêineres ferroviários de seis metros de fosfato dicálcico aqui, o que reflete a relação complementar dos dois mercados”, acrescentou Li.
A ferrovia recém-inaugurada está reduzindo significativamente o tempo e os custos logísticos para o transporte de carga entre os dois países, e as ordens de transporte de carga transfronteiriços da ferrovia são suficientes.
Atualmente, as encomendas com destino à China a partir da Estação Sul de Vientiane são mais de 100.000 toneladas, enquanto as encomendas de embarque da China para o Laos também são em grande volume, especialmente para fertilizantes, produtos químicos, mecânicos e elétricos.
A ferrovia China-Laos foi aberta ao tráfego na última sexta-feira e o primeiro trem de carga internacional de Vientiane carregado com exportações do Laos chegou à China na tarde deste sábado.