Beijing — O Ministério do Comércio da China realizou ativamente um trabalho para garantir o abastecimento e estabilizar os preços dos vegetais, informou nesta quinta-feira Shu Jueting, porta-voz da pasta.
Afetados por fatores como queda de temperatura e chuvas, alguns produtos agrícolas comestíveis, especialmente os vegetais, registraram recentemente um aumento contínuo nos preços na China.
O ministério monitora a operação de mercado de produtos básicos como vegetais, carnes, grãos e óleo comestível diariamente. Também acompanha de perto a oferta do mercado, a demanda e as mudanças de preços no país inteiro e áreas com casos esporádicos de COVID-19, disse Shu em uma entrevista coletiva.
Segundo a porta-voz, além de fortalecer os sistemas de monitoramento e alerta precoce, as autoridades locais devem garantir os suprimentos e estabilizar os preços de necessidades diárias neste inverno e na próxima primavera e liberar as reservas governamentais no momento adequado.
Esforços também devem ser feitos para orientar as empresas de comércio a melhorarem as conexões entre a produção e as vendas e aumentarem os estoques em períodos de pico, de acordo com Shu.