Beijing, 26 jul – Três astronautas chineses vivem e trabalham no módulo central da estação espacial chinesa Tianhe há mais de um mês. Eles ficarão no espaço por três meses.
Os astronautas têm se exercitado, mantido dietas saudáveis e fazem exames regulares para reduzir os efeitos de viver em um ambiente de microgravidade.
Os cientistas descobriram que a microgravidade enfraquece tanto o músculo quanto o osso, e o enfraquecimento do músculo pode acelerar o enfraquecimento ósseo.
Na área de exercícios da Tianhe, os três astronautas podem usar uma esteira, bicicleta de spinning e faixas de resistência para queimar calorias e praticar treinamento de força.
Li Yinghui, vice-designer-chefe do sistema de astronautas do programa espacial tripulado da China, disse que os três astronautas têm agendas de exercícios diários personalizados de acordo com suas condições físicas.
Li disse que atualmente eles realizam exercícios de intensidade moderada todos os dias, em níveis que exigem aproximadamente 60% a 80% da força máxima dos astronautas.
A intensidade aumentará gradualmente à medida que seu tempo no espaço progredir, observou Li. “É só dessa forma que eles podem resistir aos efeitos fisiológicos da microgravidade.”
Liu Weibo, vice-designer-chefe do sistema de astronautas, disse que os astronautas também usarão um dispositivo chamado estimulador elétrico neuromuscular para estimular os nervos em seus músculos, restaurando a função e a força e prevenindo a atrofia muscular. Especialistas no solo podem ajustar o dispositivo de acordo com o estado dos astronautas.
De acordo com Liu, dezenas de equipamentos médicos estão disponíveis em um armário de check-up. Os astronautas têm exames físicos regulares a cada quatro ou cinco semanas, incluindo exames de ultrassom e hemograma completo.
Uma dieta saudável também foi projetada para os astronautas. Eles podem escolher entre mais de 120 variedades de alimentos espaciais de alta qualidade e apetitosos, incluindo alimentos básicos, alimentos não essenciais, carnes e legumes.
Em 17 de junho, a China lançou a nave espacial tripulada Shenzhou-12, enviando os três astronautas para seu módulo central da estação espacial Tianhe para uma missão de três meses.