Beijing, 8 jul – O presidente chinês, Xi Jinping, enviou nesta quinta-feira uma carta de congratulações pelo 5º aniversário da criação do Fundo de Assistência à Cooperação Sul-Sul e do Instituto de Cooperação e Desenvolvimento Sul-Sul (ISSCAD).
Nos últimos cinco anos, o Fundo de Assistência à Cooperação Sul-Sul apoiou ativamente os países em desenvolvimento para implementar a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, responder a crises humanitárias e alcançar a redução da pobreza e o desenvolvimento, observou Xi.
O ISSCAD está comprometido em compartilhar a experiência de governança nacional entre a China e outros países em desenvolvimento e treinar talentos de gestão governamental de alto calibre para os países em desenvolvimento.
“O fundo e o ISSCAD desempenham um papel importante no avanço da cooperação Sul-Sul”, disse Xi, enfatizando que a China está pronta para trabalhar com outros países em desenvolvimento para liberar ainda mais o potencial da cooperação Sul-Sul e compartilhar oportunidades de desenvolvimento.
Espera-se que o Fundo de Assistência à Cooperação Sul-Sul continue a ajudar os países em desenvolvimento a alcançar o desenvolvimento sustentável, e o ISSCAD continue a construir bases de treinamento de talentos de alto calibre e plataformas de intercâmbio de pesquisa para que os países em desenvolvimento façam maiores contribuições para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade, disse Xi.
A Agência de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da China e o Ministério do Comércio realizaram conjuntamente um evento na quinta-feira em Beijing para celebrar o 5º aniversário do fundo e do instituto.