Beijing, 25 jun – O mais alto legislador da China, Li Zhanshu, conversou nesta quinta-feira com o presidente da Câmara da Assembleia de Kiribati, Tangariki Reete, por link de vídeo, em que ambos os lados se comprometeram a promover o intercâmbio e a comunicação entre os órgãos legislativos.
Li, presidente do Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional (APN), disse que sob a liderança estratégica de ambos os líderes, as relações bilaterais têm se desenvolvido bem, a confiança mútua política continua a se aprofundar e os intercâmbios e cooperações em vários campos têm alcançado resultados notáveis desde que os dois países retomaram oficialmente as relações diplomáticas.
A China atribui grande importância ao desenvolvimento das relações bilaterais e está pronta para trabalhar com Kiribati para implementar o importante consenso alcançado pelos líderes dos dois países para promover mais resultados, destacou Li.
A China sempre defendeu que todos os países, sejam grandes ou pequenos, são iguais e apoia firmemente Kiribati na escolha do caminho de desenvolvimento adequado às suas condições nacionais, observou Li.
A China agradece o firme apoio de Kiribati em questões que envolvem os principais interesses e preocupações da China, e a questão de Taiwan diz respeito aos principais interesses da China e aos sentimentos do povo chinês, disse Li, expressando esperança de que Kiribati siga firmemente o princípio de Uma Só China.
Li também pediu aos dois países que promovam a construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota; aprofundam a cooperação prática em várias áreas, incluindo investimento econômico e comercial e infraestrutura e pesca marinha; expandam os intercâmbios em cultura, educação, juventude, esportes e saúde; continuem trabalhando juntos no combate à epidemia e promovam a construção de uma comunidade de saúde entre os dois países.
A China atribui grande importância à mudança climática e está disposta a trabalhar com a comunidade internacional, incluindo Kiribati, para promover a implementação plena e efetiva do Acordo de Paris, disse Li, destacando que a APN está pronta para realizar intercâmbios estreitos e amigáveis com a Câmara da Assembleia de Kiribati.
Parabenizando o Partido Comunista da China pelo 100º aniversário de sua fundação, Reete disse que Kiribati atribui grande importância ao desenvolvimento das relações amigáveis com a China e adere firmemente ao princípio de Uma Só China.
A Câmara da Assembleia de Kiribati deseja fortalecer ainda mais os intercâmbios com a APN da China e promover a amizade e a cooperação entre os dois países, acrescentou.