Foto aérea tirada em 27 de abril de 2021 mostra funcionários trabalhando na subestação elétrica de 500 KV Jinshan no Município de Chongqing, sudoeste da China. (Xinhua/Liu Chan)
Beijing, 16 jun (China) — O consumo de eletricidade da China, um barômetro importante da atividade econômica, aumentou anualmente 12,5% em maio, com a economia do país se recuperando de forma constante, mostraram os dados oficiais na terça-feira.
O consumo total de eletricidade foi de 672,4 bilhões de kWh no mês passado, de acordo com a Administração Nacional de Energia (ANE).
Em maio, o consumo de eletricidade pelas indústrias primárias e secundárias aumentou 13,9% e 11,5% em termos anuais, respectivamente, enquanto o consumo de eletricidade pelas indústrias terciárias aumentou 23,4% ano a ano.
A indústria secundária foi o principal impulsionador do crescimento no consumo total de eletricidade durante o período, contribuindo com cerca de 65% do aumento total, disse a ANE.
O consumo residencial de eletricidade registrou um aumento anual de 5,6% em maio.
Nos primeiros cinco meses do ano, o consumo de eletricidade da China totalizou 3,23 trilhões de kWh, um aumento anual de 17,7%, mostraram dados da ANE.
A economia da China cresceu 18,3% ano a ano no primeiro trimestre, pois a forte demanda interna e externa impulsionou a recuperação de uma base baixa no início de 2020, quando a COVID-19 atrasou a segunda maior economia do mundo.