oto aérea tirada em 26 de maio de 2020 mostra um trem de carga China-Europa com destino a Hanói do Vietnã partindo de um centro de logística em Hai’an, Província de Jiangsu, leste da China. (Xinhua/Ji Chunpeng)
Beijing, 4 jun (China) — O primeiro-ministro da China, Li Keqiang, expressou na sexta-feira a esperança de que a China e o Vietnã fortaleçam constantemente a confiança política mútua e aprofundem a cooperação prática, para promover a parceria de cooperação estratégica abrangente China-Vietnã para um novo nível.
Li fez as declarações durante uma conversa telefônica com o primeiro-ministro do Vietnã, Pham Minh Chinh.
Ao indicar que a China e o Vietnã são vizinhos amistosos ligados por montanhas e águas, Li disse que, em mais de sete décadas desde o estabelecimento de relações diplomáticas bilaterais, ambas as partes sempre estimam a profunda amizade forjada pela liderança das gerações anteriores dos dois países.
Atualmente, os líderes dos dois países e dois partidos estão mantendo uma comunicação frequente, indicou.
O Partido Comunista da China (PCC) celebrará em breve o centenário de sua fundação, disse Li, expressando a esperança de que a China e o Vietnã fortaleçam constantemente a confiança política mútua e aprofundem a cooperação prática, para promover sua parceria de cooperação estratégica abrangente para um novo nível.
Li indicou que ao enfrentar os desafios e impactos causados pela pandemia da COVID-19 e as crescentes instabilidades e incertezas da economia mundial, a expansão da cooperação mutuamente benéfica entre a China e o Vietnã ajudará a economia da Ásia Oriental a recuperar-se estavelmente.
A China está disposta a trabalhar com o Vietnã para melhorar a sinergia entre a Iniciativa do Cinturão e Rota e o plano de “Dois Corredores e um Círculo Econômico” do Vietnã, promover a construção de zonas de cooperação econômica transfronteiriças entre os dois países e manter as cadeias industrial e de fornecimento estáveis e sem contratempos, disse.
Li também prometeu fortalecer a cooperação com o Vietnã na prevenção e controle da COVID-19, assim como no desenvolvimento e fabricação de vacinas, e disse que a China continuará proporcionando apoio e assistência ao Vietnã dentro de sua capacidade, e espera que o Vietnã facilite a vacinação dos cidadãos chineses no país.
A China está disposta a trabalhar com o Vietnã e outros países envolvidos para uma pronta entrada em vigor da Parceria Econômica Abrangente Regional (RCEP, na sigla em inglês), com o objetivo de servir melhor aos interesses dos povos da região, acrescentou.
Pham Minh Chinh, em nome do Partido Comunista do Vietnã, do governo e povo vietnamitas, expressou calorosas felicitações pelo centenário da fundação do PCC.
A profunda amizade tradicional dos dois países é a riqueza comum de ambas as partes, e a manutenção e desenvolvimento da parceria de cooperação estratégica abrangente Vietnã-China é uma prioridade máxima da diplomacia do Vietnã, acrescentou.
O Vietnã, disse, está disposto a fortalecer ainda mais suas relações com a China, aprofundar a cooperação em áreas como comércio e investimento, infraestrutura e conectividade com o fim de obter um desenvolvimento saudável e constante das relações Vietnã-China.
O primeiro-ministro chinês e seu homólogo vietnamita concordaram em administrar adequadamente as questões marítimas em cumprimento do consenso alcançado por ambas as partes e salvaguardar conjuntamente a paz e a estabilidade no Mar do Sul da China.
Visitantes posam para fotos ao participar da cerimônia de abertura da exposição fotográfica “Vietnã Esplêndido, China Esplêndida” no Instituto Confúcio da Universidade de Hanói em Hanói, Vietnã, em 18 de abril de 2021. (Xinhua/Tao Jun)
Foto tirada em 27 de maio de 2020 mostra um caminhão de contêineres transportando lichias vietnamitas exportadas para a China no Portão da Fronteira Internacional Kim Thanh II, na Província de Lao Cai, norte do Vietnã, que faz fronteira com a China. (VNA via Xinhua)