Artistas dançam durante uma atividade que celebra o Dia do Pavilhão Nacional do Kiribati, na Exposição Mundial 2010 em Shanghai, no leste da China, em 12 de julho de 2010. (Xinhua/Pei Xin)
Beijing, 5 jun (China) — A China está pronta para trabalhar com o Kiribati para levar a cooperação bilateral para um patamar mais alto, disse na sexta-feira o conselheiro de Estado e ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi.
Em uma conversa telefônica com o presidente e ministro das Relações Exteriores do Kiribati, Taneti Maamau, Wang transmitiu as cordiais saudações do presidente Xi Jinping ao presidente Maamau.
Desde a retomada dos laços diplomáticos, há mais de um ano, as relações China-Kiribati começaram bem e alcançaram resultados frutíferos, observou Wang.
Os fatos provaram que a decisão política de restaurar os laços diplomáticos é totalmente correta e serve aos melhores interesses do Kiribati e de seu povo, afirmou Wang.
Segundo ele, desde o surto da COVID-19, os dois países têm ficado juntos e se apoiado mutuamente, o que fortaleceu ainda mais sua amizade.
A China entende os desafios especiais que o Kiribati enfrenta para responder à pandemia e continuará a oferecer vacinas e suprimentos médicos para apoiar a luta do Kiribati contra o coronavírus, destacou Wang.
Observando que este ano marca o 100º aniversário da fundação do Partido Comunista da China (PCC), Wang disse que a China atingiu com sucesso seu primeiro objetivo centenário e está embarcando em uma nova jornada de construir plenamente um país socialista moderno, que fornecerá mais oportunidades para o Kiribati e outros países.
A China dá grande importância ao desenvolvimento das relações com o Kiribati e está pronta para aprofundar a cooperação no Cinturão e Rota com ele, afirmou Wang, sugerindo que os dois lados assinem seus acordos de cooperação no Cinturão e Rota quanto antes.
A China encorajará suas empresas a investir e operar no Kiribati e espera que o Kiribati aproveite as políticas preferenciais, como o tratamento de tarifa zero para 97% dos itens exportados para aumentar as exportações para a China, acrescentou.
De acordo com ele, a China espera que ambos os lados intensifiquem os diálogos, intercâmbios e cooperação em todos os campos para garantir o desenvolvimento estável e sustentado das relações bilaterais.
Wang assinalou que a China aprecia muito a adesão do Kiribati à política de Uma Só China, apoia firmemente sua escolha de buscar um caminho de desenvolvimento adequado às suas próprias condições nacionais e ajuda o país a acelerar o desenvolvimento e alcançar a prosperidade.
Como membros do mundo em desenvolvimento, a China e o Kiribati compartilham amplos interesses comuns e devem continuar a dar um ao outro apoio sólido na arena internacional, proteger conjuntamente os direitos e interesses legítimos de desenvolvimento dos países em desenvolvimento e a equidade e justiça internacionais, além de defender a não interferência nos assuntos internos de outros países, o que é uma norma básica que rege as relações internacionais, acrescentou Wang.
Maamau, por sua parte, pediu a Wang que transmita seus melhores votos ao presidente Xi e, parabenizou o PCC pelo 100º aniversário de sua fundação e agradeceu sinceramente à China o forte apoio ao seu desenvolvimento social e econômico, particularmente por sua luta contra a pandemia.
Ele reafirmou o compromisso do Kiribati com a política de Uma Só China e apoia firmemente a posição legítima da China em questões sobre Taiwan, Xinjiang e Hong Kong.
O Kiribati valoriza suas relações com a China e está disposto a aprofundar a construção conjunta do Cinturão e Rota e fortalecer a cooperação bilateral em infraestrutura, educação, economia, comércio, investimento e tratamento médico, disse Maamau.