Beijing, 28 mai (China) — O vice-premiê chinês, Han Zheng, enfatizou os esforços para cumprir as metas de pico e neutralidade de carbono do país dentro do prazo.
Han, também membro do Comitê Permanente do Birô Político do Comitê Central do Partido Comunista da China (PCC), fez os comentários na quarta-feira enquanto presidia a primeira reunião plenária de um grupo de liderança sobre pico de carbono e neutralidade de carbono em Beijing.
A meta do país de atingir o pico de suas emissões até 2030 e alcançar a neutralidade de carbono até 2060 é uma importante decisão estratégica tomada pelo Comitê Central do PCC, Han observou, pedindo passos sólidos para promover a construção de uma civilização ecológica.
Devem ser feitos esforços para orientar e supervisionar os governos locais e áreas-chave, indústrias e empresas na definição científica de metas e formulação de planos de ação, apontou ele.
O país, por meio do fortalecimento de intercâmbios e cooperação internacionais, deve buscar o maior terreno comum sobre governança climática global e trabalhar com a comunidade internacional para proteger o planeta, destacou Han, enfatizando o desenvolvimento da produção e estilos de vida verdes e de baixo carbono.
O vice-premiê destacou medidas políticas direcionadas e operacionais para otimizar a estrutura industrial, promover o ajuste da estrutura energética e apoiar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias verdes e de baixo carbono.
Han também destacou as responsabilidades das autoridades locais e o papel de liderança das empresas estatais no cumprimento da meta de pico de carbono.