Boao, Hainan, 20 abr (Xinhua) — A indústria 5G gerou produção econômica direta massiva em 2020, de acordo com um novo livro branco.
No ano passado, o 5G gerou diretamente 810,9 bilhões de yuans (US$ 125 bilhões) em produção econômica bruta, segundo o livro branco sobre o desenvolvimento 5G e seu impacto econômico e social, publicado pela Academia Chinesa de Tecnologia de Informação e Comunicação.
A indústria gerou diretamente 189,7 bilhões de yuans de valor econômico agregado e indiretamente cerca de 2,1 trilhões de yuans em produção bruta em 2020, assinalou o livro branco. O 5G também produziu indiretamente cerca de 760,6 bilhões de yuans de valor econômico agregado no ano passado.
“Dos mais de 800 bilhões de yuans, a metade foi gerada por terminais de telefones móveis, enquanto cerca de 200 bilhões de yuans foram de um investimento para a construção da internet”, disse Yang Jie, presidente da companhia chinesa de telecomunicações China Mobile, em um subfórum da conferência anual do Fórum de Boao para a Ásia. “Além disso, os serviços informáticos 5G contribuíram com menos de 200 bilhões de yuans”.
Muitas indústrias promoveram ativamente a aplicação 5G, incluindo a indústria médica e a manufatura, assinalou Hu Houkun, vice-presidente da gigante tecnológica chinesa Huawei.