Jakarta, 11 abr (Xinhua) — O número de mortes causadas pelo ciclone tropical Seroja, na Província de Nusa Tenggara Oriental, na Indonésia, subiu para 177, com 45 pessoas ainda desaparecidas e vários vilarejos permanecendo isolados, uma vez que as rotas terrestres foram interditadas devido a deslizamentos de rochas, informaram neste domingo as autoridades locais.
“As aldeias ainda estão isoladas, incluindo as no distrito de Kupang. Enviaremos helicópteros e balsas para prestar ajuda a essas áreas”, disse o vice-governador da província, Josef Nae Soi, em uma coletiva de imprensa virtual realizada conjuntamente com a Agência Nacional de Gestão de Desastres.
A maioria dos óbitos relacionados ao ciclone na província foi relatada nos distritos de East Flores, com 72, Lembata, com 47 e Alor, com 28. Seis mortes foram registradas na capital da província, Kupang.
De acordo com Soi, os que foram evacuados das áreas afetadas já estão morando em casas alugadas, um arranjo para evitar a propagação da COVID-19 nos postos de evacuação.
A Agência de Meteorologia, Climatologia e Geofísica informou que condições climáticas extremas, como chuvas torrenciais, fortes ventos e altas ondas marítimas de até seis metros, ocorreram depois que Seroja passou pelo Mar de Savu, ao sul da Província de Nusa Tenggara Oriental.