Ícone do site Xinhua – Diario de Pernambuco

China aumentará gastos com pesquisa básica

Um pesquisador da Universidade Fudan mostra as fibras iluminantes em Shanghai, leste da China, em 10 de março de 2021. (Xinhua/Liu Ying)

Beijing, 28 mar (Xinhua) — Os gastos da China com pesquisa básica durante o período do 14º Plano Quinquenal (2021-2025) provavelmente baterão o recorde de 8% do total das despesas com pesquisa e desenvolvimento (R&D), de acordo com o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Os gastos da China em pesquisa básica atingiu 133,6 bilhões de yuans (US$ 20,4 bilhões) em 2019, respondendo por mais de 6% das despesas em R&D. Os gastos em 2020 são estimados em mais de 150 bilhões de yuans.

Ye Yujiang, funcionário da entidade, disse que, além do aumento das despesas do governo central, as empresas e o setor privado também devem aumentar o financiamento para a pesquisa básica.

A China se concentrará simultaneamente em ciências de vanguarda e incentivará mais cientistas a conduzir pesquisa aplicadas e orientadas aos objetivos, para ajudar a lidar com os desafios de desenvolvimento e segurança.

O ministério formulará um plano de ação de 10 anos para a pesquisa básica, otimizando o layout de disciplinas e pesquisa. O país também promoverá a pesquisa interdisciplinar, acrescentou.

Sair da versão mobile