Beijing, 27 mar (Xinhua) — Os lucros das grandes empresas industriais da China tiveram um crescimento acelerado nos dois primeiros meses deste ano, à medida que a economia se recupera dos problemas induzidos pela COVID-19, mostraram os dados oficiais divulgados no sábado.
As empresas industriais com faturamento anual de pelo menos 20 milhões de yuans (US$ 3,06 milhões) viram seus lucros totais aumentarem 179% ano a ano durante janeiro e fevereiro, chegando a 1,11 trilhão de yuans, informou Departamento Nacional de Estatísticas.
Na comparação com os dois primeiros meses de 2019, o número representou um aumento de 72,1%. A taxa média de crescimento nos últimos dois anos foi de 31,2%, mostraram os dados da agência.
A notável recuperação se deveu a diversos fatores: recuperação na demanda doméstica e externa; uma base baixa de comparação; e horas de produção mais longas pelas empresas, já que durante o tradicional feriado de Ano Novo Lunar chinês deste ano, os chineses foram estimulados a não viajarem para evitar a propagação da COVID-19, explicou o estatístico sênior da agência, Zhu Hong.
