Em resposta à afirmação do Departamento de Estado dos EUA de que há falta de transparência da parte da China no compartilhamento das informações sobre a pandemia de Covid-19, a porta-voz da chancelaria chinesa, Mao Ning, afirmou nesta quarta-feira (4) em uma coletiva de imprensa que desde o início da epidemia, o governo chinês tem considerado a vida do povo como o assunto mais importante, além de também ter tomado uma atitude responsável para compartilhar informações e dados com a comunidade internacional.
Segundo a porta-voz chinesa, ao longo de três anos, a parte chinesa já realizou 60 intercâmbios tecnológicos com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Ao mesmo tempo, a China continua compartilhando os dados genéticos do novo coronavírus por meio da Global Initiative on Sharing All Influenza Data (GISAID). Para especialistas em saúde de vários países, a China já está fazendo o melhor para promover a luta global contra a pandemia e a recuperação econômica mundial.
Por fim, a porta-voz chinesa pediu que a parte norte-americana não politize a luta contra a pandemia e se esforce junto com a comunidade internacional para superar o desafio.