Xi Jinping conversa com o presidente do Tadjiquistão

Na manhã desta quinta-feira (18), o presidente chinês, Xi Jinping, conversou, em Xi’na, com o presidente do Tadjiquistão, Emomali Rahmon, que está na China para participar da Cúpula China-Ásia Central e fazer uma visita de Estado.

Xi Jinping destacou que, desde o estabelecimento das relações diplomáticas entre a China e o Tadjiquistão, o relacionamento entre os dois países deu um salto de boa vizinhança para a parceria estratégica e depois a parceria estratégica abrangente. As relações China-Tajiquistão possuem uma origem histórica profunda, base política sólida, um rico sentido de cooperação e amplo apoio público. Sob o novo contexto, a China está disposta a trabalhar em conjunto com o Tadjiquistão para elevar o nível de cooperação em todas as áreas, e promover a construção de uma comunidade de futuro compartilhado China-Tadjiquistão caraterizada pela amizade de geração em geração, pelo compartilhamento das mesmas alegrias e infelicidades, e benefício mútuo.

Xi Jinping enfatizou que os dois lados devem aprofundar a cooperação estratégica geral com base no respeito mútuo e na alta confiança mútua, apoiar-se firmemente nas questões relacionadas a interesses essenciais, como soberania, independência, segurança e integridade territorial, e ser parceiros estratégicos de confiança mútua. Os dois lados devem fortalecer a junção das estratégias de desenvolvimento, construir em conjunto a “Cinturão e Rota” com alta qualidade e aprofundar a cooperação em economia, comércio, conectividade, agricultura e grandes projetos. A China está disposta a importar mais produtos agrícolas de qualidade do Tajiquistão. O país também está disposta a fortalecer a cooperação na aplicação da lei e na segurança com o Tadjiquistão, salvaguardar a segurança comum dos dois países e da região, promover a implementação das iniciativas de desenvolvimento global, de segurança global e de civilização global, além de defender os interesses comuns dos países em desenvolvimento, e promover a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade.

O presidente do Tadjiquistão, Emomali Rahmon, afirmou que este ano marca o 10º aniversário do estabelecimento da parceria estratégica entre o Tajiquistão e a China. As relações entre os dois países tornaram-se um modelo de boa vizinhança e de cooperação sincera entre ambos. O Tadjiquistão apoia as iniciativas de segurança global, de desenvolvimento global e de civilização global formuladas pela China, e quer fortalecer a cooperação nas áreas de economia e comércio, capacidade produtiva, agricultura, transporte, economia verde, e intercâmbios culturais e entre pessoas.

Após o encontro, os dois chefes de Estado assinaram a “Declaração Conjunta entre a República Popular da China e a República do Tajiquistão” e testemunharam a assinatura de vários documentos de cooperação bilateral nas áreas de economia e comércio, conectividade, ciência e tecnologia, e intercâmbios locais.

 

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo