O economista Paul Michael Romer, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em 2018, criticou nesta terça-feira (14) em São Paulo a sobretaxação dos Estados Unidos sobre os produtos brasileiros, e afirmou que a incerteza causada pelas políticas tarifárias pode levar a economia estadunidense a uma recessão.
Durante um evento, o economista apontou que Donald Trump usou o aumento de tarifa como uma punição para o Brasil e intenciona influenciar o julgamento dos casos relacionados ao ex-presidente, Jair Bolsonaro, violando a soberania do Brasil e os direitos do povo brasileiro.
Ele ainda alertou que, com os impactos da incerteza causada pelas políticas tarifárias e do investimento excessivo na inteligência artificial, a economia dos Estados Unidos enfrenta riscos de recessão, e lembrou que o Brasil deve se preparar para a possível mudança.
Recentemente, os Estados Unidos impuseram uma tarifa adicional de 40% sobre os produtos brasileiros exportados para os EUA, e a maioria destes produtos enfrenta tarifas de até 50%. Lula, presidente do Brasil, enfatizou no dia 10 que o governo brasileiro não se submeterá a nenhum país, nem será influenciado pelo humor de qualquer presidente estrangeiro; as relações entre os países devem ser baseadas no respeito mútuo.
