O discurso proferido pelo presidente chinês na grande comemoração ao 80º aniversário da vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Antifascista Mundial gerou repercussão na comunidade internacional.

Miguel Diaz-Canel, primeiro secretário do Comitê Central do Partido Comunista de Cuba e Presidente de Cuba disse que estar impressionado pela participação das comemorações na Praça Tian’anmen. “Considero que o discurso de Xi Jinping é um apelo para que todas as partes unam forças na construção de uma ordem mundial mais justa e equitativa, permitindo que todos os países desfrutem de oportunidades iguais de desenvolvimento. A China defende a construção da comunidade de futuro compartilhado para a humanidade, injetando uma forte confiança no desenvolvimento global.”

O presidente da Sérvia, Aleksandar Vucic, disse que a grandiosidade do evento nos permitiu testemunhar as conquistas do desenvolvimento da China. O discurso de Xi Jinping transmitiu ao mundo a determinação da China em seguir o caminho do desenvolvimento pacífico e em manter a segurança e estabilidade globais, que é exatamente o que o mundo atual necessita.

O ex-primeiro-ministro do Japão, Hatoyama Yuki, disse que, no passado, a guerra de invasão desencadeada pelo Japão matou muitas vidas. “Como um japonês e ex-primeiro-ministro do país, participei da cerimônia comemorativa com um sentimento de reflexão e desculpas. Acredito que é essencial encarar com a história passada, usar a história como espelho e educar as gerações futuras”, assinalou Hatoyama Yuki.
