O Grupo de Mídia da China (CMG, sigla em inglês) anunciou neste domingo (24) que vai transmitir em 85 idiomas a cerimônia e o desfile militar do 80º aniversário da Vitória da Guerra de Resistência do Povo Chinês contra a Agressão Japonesa e da Guerra Mundial Antifascista, marcados para 3 de setembro.
Para garantir uma difusão maior dos eventos, o grupo decidiu adicionar três novos idiomas: irlandês, tok pisin e kinyarwanda.
O irlandês abrange a Irlanda, a Irlanda do Norte (Reino Unido) e partes da América do Norte, com cerca de 7,2 milhões de falantes. O tok pisin é utilizado em países como Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Vanuatu, totalizando mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo. O kinyarwanda é falado principalmente em Ruanda, Burundi, Uganda e República Democrática do Congo, com mais de 13 milhões de usuários globalmente.
A inclusão dos três idiomas fortalecerá a personalização e cobertura do CMG nas regiões da Europa Ocidental, do Pacífico Sul e da África Centro-Oriental, fazendo com que o CMG se mantenha como a mídia internacional com o maior número de idiomas em transmissões pelo mundo.
