Xi Jinping recebe ministros que participam da reunião do conselho de chanceleres da OCS

O presidente da China, Xi Jinping, recebeu na manhã desta terça-feira (15), no Grande Palácio do Povo em Beijing, os ministros das Relações Exteriores e chefes dos órgãos permanentes da Organização de Cooperação de Shanghai (OCS), os quais se encontram na China para a reunião do Conselho de Ministros das Relações Exteriores da OCS.

Na ocasião, o presidente chinês lembrou que ao longo dos 24 anos da OCS, a organização sempre defendeu o “espírito de Shanghai” e se tornou mais madura e forte com uma grande vitalidade. Os países membros da OCS aprofundaram sua confiança política mútua, alcançaram resultados frutíferos em todas as áreas de cooperação e exploraram um caminho de colaboração regional que corresponde à tendência dos tempos e à demanda de todas as partes relacionadas, estabelecendo assim um exemplo de um novo tipo de relações internacionais.

Xi Jinping afirmou que a parte chinesa sempre considerou a OCS como prioridade na diplomacia de vizinhança e está disposta a trabalhar para que a OCS se torne mais prática e forte, a fim de defender a segurança e estabilidade regionais, promover o desenvolvimento e a prosperidade dos países membros e estabelecer uma comunidade mais estreita com futuro compartilhado.

O líder chinês reiterou que perante o cenário internacional marcado por turbulências e mudanças, a OCS deve seguir a direção correta, consolidar confianças, trabalhar com alta eficiência e buscar mais feitos, a fim de injetar mais estabilidade e energia positiva ao mundo.

Na ocasião, o chanceler chinês, Wang Yi, relatou os trabalhos feitos desde que a China assumiu a presidência rotativa da OCS e os preparativos para a Cúpula da OCS em Tianjin.

O chanceler russo, Sergey Lavrov, discursou representando as partes estrangeiras, salientando a persistência no multilateralismo e a promoção da ordem internacional rumo a uma direção mais justa e razoável. Lavrov também se comprometeu, em concordância com todas as partes, a apoiar a presidência da China para assegurar o pleno sucesso da Cúpula da OCS em Tianjin.

Ismael Lucas S. Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo