Presidentes da China e Moçambique trocam felicitações pelos 50 anos das relações bilaterais

O presidente da China, Xi Jinping, e o presidente de Moçambique, Daniel Chapo, trocaram mensagens de congratulação nesta quarta-feira (25) pelos 50 anos do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Em sua mensagem, Xi destacou que, nos últimos 50 anos, desde o estabelecimento das relações diplomáticas, China e Moçambique construíram uma relação baseada na confiança e no apoio mútuo, independentemente das mudanças no cenário global, mantendo uma amizade tão firme como uma rocha.

O líder chinês acredita que, se ambos os lados mantiverem viva a aspiração original que deu início às relações diplomáticas e trabalharem lado a lado, a parceria entre China e Moçambique terá um futuro ainda mais promissor.

Xi Jinping salientou ainda que atribui grande importância ao desenvolvimento das relações China-Moçambique e expressou disposição em fortalecer essa amizade tradicional, aprofundar a cooperação de benefício recíproco no âmbito da Iniciativa Cinturão e Rota e do Fórum de Cooperação China-África, de modo a escrever juntos um novo capítulo nessa parceria estratégica abrangente.

Por sua vez, o presidente Daniel Chapo observou que o cinquentenário das relações diplomáticas entre os dois países coincide com o 50º aniversário da independência de Moçambique, evidenciando a amizade tradicional e a fraternidade entre as duas nações.

Chapo agradeceu à China pelo apoio incondicional durante a luta de Moçambique por sua independência. Ele reafirmou o compromisso do país  com o princípio de Uma Só China, reiterando o apoio aos esforços chineses pela reunificação nacional e pelas principais iniciativas lideradas pelo governo chinês. Por fim, o presidente moçambicano afirmou que Moçambique está disposto a trabalhar com a China para aprofundar relações bilaterais com base no respeito mútuo, no benefício recíproco e em ganhos compartilhados, além de expandir a cooperação pragmática, defender o multilateralismo e promover juntos a paz, a segurança e a prosperidade globais.

Ismael Lucas S. Pereira

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo