O presidente chinês, Xi Jinping e o líder azerbaijano, Ilham Aliyev, que está em visita de Estado à China, anunciaram nesta quarta-feira (23) o estabelecimento da parceria estratégica abrangente entre os dois países, durante uma reunião realizada em Beijing.
Xi Jinping reiterou que o firme apoio mútuo em questões relacionadas aos interesses fundamentais de cada país tem sido uma tradição positiva nas relações China-Azerbaijão, representando também o verdadeiro significado de uma parceria estratégica.
O líder chinês assinalou que seu país apoia o Azerbaijão na preservação de sua soberania, independência e integridade territorial, bem como na adesão a um caminho de desenvolvimento adaptado à sua situação nacional.
A China está disposta a colaborar com o Azerbaijão para combater o terrorismo, o separatismo e o extremismo religioso, frisou Xi Jinping. Ele também elogiou os frutíferos resultados na construção conjunta da Iniciativa do Cinturão e Rota, que tem beneficiado os povos de ambas as nações.
Outro tema abordado por Xi Jinping foi a guerra tarifária e comercial, que, segundo ele, prejudica os interesses legítimos de todas as nações, enfraquece o sistema comercial multilateral e afeta a ordem econômica mundial. A China, afirmou o líder, deseja trabalhar em parceria com o Azerbaijão para salvaguardar o sistema internacional, tendo a ONU como o núcleo, e a ordem global baseada na lei internacional, além de proteger resolutamente seus interesses legítimos e a equidade global.
Aliyev afirmou que o Azerbaijão adere firmemente ao princípio de Uma Só China, reconhecendo que Taiwan é parte inalienável do território chinês e apoiando todos os esforços do governo pela reunificação nacional.
O presidente azerbaijano também ressaltou que seu país deseja ampliar a cooperação com a China em áreas como a construção da Iniciativa Cinturão e Rota, economia digital, energias renováveis, e ciência e tecnologia. Além disso, também quer aprofundar os intercâmbios interpartidários, culturais e interpessoais, assim como reforçar a coordenação em assuntos internacionais e regionais.
