O presidente chinês, Xi Jinping, chegou nesta quinta-feira (17) a Phnom Penh para uma visita de Estado ao Camboja. O rei cambojano, Norodom Sihamoni, realizou uma cerimônia de boas-vindas no aeroporto.

Xi enviou um discurso por escrito na qual estendeu seus melhores votos ao governo e ao povo do Camboja por ocasião do tradicional Ano Novo cambojano.
O presidente chinês apontou que as relações entre China e Camboja resistiram às provações do turbulento cenário internacional, permanecendo sólidas como uma rocha. Segundo ele, as duas nações têm se apoiado na salvaguarda da estabilidade de seus respectivos países, na promoção do desenvolvimento e da prosperidade comuns. Além disso, têm colaborado na luta para defender a equidade e a justiça internacionais, estabelecendo um modelo para o estabelecimento de um novo tipo de relações internacionais e contribuindo para a construção de uma comunidade com futuro compartilhado para a humanidade.
Xi expressou seu entusiasmo em conversar com os líderes cambojanos sobre os laços de amizade e o desenvolvimento comum, com o intuito de enriquecer a estrutura da cooperação bilateral e aprofundar a coordenação estratégica, trazer mais benefícios a ambos os povos e injetar energia positiva para promover a paz e a estabilidade da região e do mundo.



Em seu percurso de carro do aeroporto até o hotel, Xi foi ovacionado por mais de 20 mil pessoas segurando bandeiras chinesas e cambojanas e desejando uma excelente visita de Estado ao líder chinês.
