
O diálogo global “China na Primavera: Compartilhando Oportunidades com o Mundo” foi realizado no dia 19 em Doha, capital catariana.

Cerca de cem convidados dos setores político e comercial e representantes de veículos de mídia participaram do evento. Entre eles, estavam presentes o embaixador da China no Catar, Cao Xiaolin, e os representantes da Media City Qatar e da Associação de Editores Árabes. Abordando tópicos como as oportunidades trazidas ao Catar pelo desenvolvimento de alta qualidade e a abertura ao exterior de alto nível da China, os participantes realizaram os intercâmbios e discussões.


Em seu discurso por vídeo, o vice-diretor do Departamento de Comunicação do Comitê Central do Partido Comunista da China e presidente do Grupo de Mídia da China (CMG), Shen Haixiong, afirmou que, durante as “duas sessões” deste ano, o presidente chinês, Xi Jinping, salientou que se deve expandir a abertura sistemática com o ritmo estável e explorar constantemente o espaço de cooperação internacional. O desenvolvimento da China não pode ser desconectado do mundo, e a prosperidade global precisa da China. Frente aos desafios globais, nenhum país consegue resolver os problemas sozinho.
A “abertura e compartilhamento de recursos” é melhor do que uma “operação fechada” e a “cooperação ganha-ganha ” é melhor do que o “desacoplamento e a ruptura da cadeia”. Uma investigação de opinião pública da CGTN do CMG mostra que mais de 90% dos entrevistados esperam que o “grande mercado” chinês traga “grandes oportunidades” para o mundo. A porta aberta da China só se tornará cada vez mais ampla, injetando mais estabilidade e certeza no desenvolvimento do mundo.
