O Programa de Cooperação de Think-tank da Conferência Mundial da Internet (WIC, na sigla em inglês) foi lançado nesta quarta-feira (20) durante a Cúpula Wuzhen de 2024.
A iniciativa incorpora think-tanks de 60 entidades da WIC e do setor cibernético global, abrangendo áreas como internet, inteligência artificial, big data, comunicação e computação em nuvem, além dos domínios de pesquisas sobre economia digital, cultura cibernética, governança internacional do ciberespaço e segurança da internet.
O programa visa criar uma plataforma institucionalizada e regular de intercâmbio e diálogo sobre a internet no mundo e promover atividades como intercâmbios, pesquisas e simpósios acerca dos temas como inovação tecnológica, desenvolvimento industrial e governança de segurança do setor cibernético.
A reunião inaugural do Comitê Especializado da Inteligência Artificial da WIC foi realizada no mesmo dia em Wuzhen. Este é o primeiro ramo profissional e regular estabelecido pela WIC. O primeiro comitê tem mais de 170 membros e estabeleceu planos de promoção de padrões, de promoção de segurança e governança, e de promoção da indústria.