O presidente chinês, Xi Jinping, participou da 31ª Reunião de Líderes Econômicos da APEC, dia 16, horário local, em Lima, capital do Peru.
No discurso proferido no evento, Xi Jinping propôs construir um padrão de cooperação aberto e inclusivo na Ásia-Pacífico. Segundo ele, deve-se aderir à direção geral do multilateralismo e de uma economia aberta, salvaguardar firmemente o sistema comercial multilateral tendo a Organização Mundial do Comércio (OMC) como o seu núcleo, ativar plenamente o papel da APEC como uma “incubadora” para regras econômicas e comerciais globais, promover a integração econômica regional e a interconexão, derrubar os “muros altos” que separam os fluxos de comércio, investimento, tecnologia e serviços, manter a estabilidade e suavidade das cadeias industriais e de abastecimento, bem como promover a circulação econômica na Ásia-Pacífico e no mundo.
O líder chinês ainda sugeriu cultivar a força motriz de crescimento inovadora e verde da Ásia-Pacífico. Ele sublinhou que devemos aproveitar as oportunidades da nova rodada de revolução científica e tecnológica e de transformação industrial, reforçar os intercâmbios e a cooperação em domínios de ponta como a inteligência artificial, a informação quântica e a vida e a saúde, criar um ambiente aberto, justo, equitativo, não discriminatório e inovador, para promover o salto da produtividade na região Ásia-Pacífico. Ele destacou promover a transformação verde em todas as áreas do desenvolvimento econômico e social e construir uma Ásia-Pacífico limpa e bonita.
De acordo com Xi Jinping, é necessário manter a visão universalmente benéfica e inclusiva para desenvolvimento da Ásia-Pacífico. Deve-se fazer bom uso da plataforma APEC, reforçar a cooperação econômica e tecnológica, aumentar o apoio às economias em desenvolvimento e aos grupos vulneráveis e, em conjunto, tornar o “bolo” do desenvolvimento econômico maior e melhor, para que mais economias e mais pessoas sejam beneficiadas.
Xi Jinping anunciou que a China servirá como anfitriã da APEC em 2026. Ele espera trabalhar com todas as partes para aprofundar a cooperação Ásia-Pacífico e beneficiar o povo da região.
O presidente chinês disse que a reforma e abertura é processo histórico de progresso comum da China e do mundo. Há uns meses, a 3ª sessão plenária do 20º Comitê Central do Partido Comunista da China (PCCh) estabeleceu arranjos sistemáticos sobre o contínuo aprofundamento da reforma abrangente para impulsionar a modernização chinesa. Foram apresentadas mais de 300 medidas importantes de reforma. “O desenvolvimento da China vai fornecer mais novas oportunidades para o desenvolvimento da Ásia-Pacífico e do mundo”, disse Xi Jinping.
Xi Jinping dá as boas-vindas a todos os lados para continuarem a embarcar no “trem expresso” do desenvolvimento da China.