O presidente chinês, Xi Jinping, disse na quarta-feira (2) que ele está pronto para trabalhar com o presidente russo, Vladimir Putin, para aproveitar a oportunidade do 75º aniversário dos laços diplomáticos para continuar expandindo a cooperação prática integral.
O líder chinês fez as observações em uma mensagem de felicitações enviada ao presidente russo, Vladimir Putin, pelo 75º aniversário dos laços diplomáticos entre os dois países.
A China e a Rússia, ambos importantes países do mundo e principais mercados emergentes, são os maiores vizinhos um do outro, disse ele. Desde o estabelecimento de laços diplomáticos há 75 anos, os dois lados têm melhorado continuamente a qualidade dos laços bilaterais com base nos interesses fundamentais dos dois países e dos dois povos, aprendendo com a experiência histórica, acrescentou.
A boa vizinhança duradoura, a coordenação estratégica abrangente e a cooperação mutuamente benéfica tornaram-se as características mais essenciais dos laços bilaterais entre a China e a Rússia, disse Xi Jinping. Ele ressaltou que, desde o início da nova era em particular, os dois lados, sob a orientação estratégica de ambos os presidentes e diante de profundas mudanças não vistas em um século, continuaram a aprofundar a confiança política mútua, alcançaram resultados notáveis em cooperação prática e conquistaram profundo apoio para gerações de amizade, fazendo contribuições importantes para melhorar o bem-estar dos dois povos e para promover um mundo multipolar igualitário e ordenado e uma globalização econômica inclusiva que beneficiem todos.
Xi Jinping disse que dá grande importância ao desenvolvimento das relações China-Rússia e está pronto para trabalhar com Putin para aproveitar a oportunidade do 75º aniversário dos laços diplomáticos, conduzir firmemente as relações bilaterais na direção certa, continuar a expandir a cooperação prática integral, promover conjuntamente o desenvolvimento e a modernização de alta qualidade dos dois países, de modo a dar novas contribuições para salvaguardar a paz e a estabilidade mundiais e promover a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para a humanidade.
Em sua mensagem a Xi Jinping, Putin estendeu suas mais sinceras felicitações pelo aniversário dos laços. Há três quartos de século, seu país foi o primeiro no mundo a reconhecer a República Popular da China (RPC) e rapidamente estabeleceu relações de colaboração estreitas com a RPC, disse ele. As relações estreitas e mutuamente benéficas entre a Rússia e a China resistiram ao teste do tempo, acrescentou.
Atualmente, as relações Rússia-China atingiram seu nível mais alto da história, disse Putin. Os dois lados têm cooperado ativamente em política, economia e comércio, ciência e tecnologia, bem como em outros campos, coordenado eficientemente os assuntos internacionais e regionais e trabalhado juntos para construir uma ordem mundial multipolar justa, acrescentou. Putin também disse que está confiante de que os dois lados implementarão plenamente o consenso alcançado durante suas reuniões com Xi Jinping e consolidarão ainda mais a parceria de coordenação estratégica abrangente Rússia-China para a nova era, de modo a promover a segurança e a estabilidade no continente eurasiático.