Xi Jinping concede medalhas e títulos honorários nacionais

Na manhã deste domingo (29), o presidente chinês, Xi Jinping, entregou condecorações e títulos honorários nacionais, as mais altas honrarias do Estado, antes do 75º aniversário da fundação da República Popular da China, no Grande Palácio do Povo.

Segundo Xi Jinping, a grande era exige e cria heróis. Quando eles surgirem, a causa do Partido e do povo florescerá e prosperará. Os comitês do partido e os governos de todos os níveis devem cuidar dos heróis e dos modelos e fomentar a sociedade inteira a respeitá-los, aprender com eles e se esforçar para ser como eles.

Por volta das 9 horas, os agraciados com medalhas e títulos honorários nacionais saíram coletivamente de suas residências em carros de cortesia, que foram escoltados por uma equipe de motocicletas, até o local da cerimônia.

Às 9h58, ao som de música alegre, Xi Jinping entrou no grande salão dourado junto com os laureados. Às 10 horas em ponto, ao som da banda militar, iniciou a cerimônia de condecoração.

O herói de guerra veterano Huang Zongde, que recebeu a Medalha da República, e a presidente do Novo Banco de Desenvolvimento e ex-presidente do Brasil, Dilma Rousseff, que recebeu a Medalha da Amizade, discursaram na cerimônia. Quinze pessoas foram agraciadas com medalhas e títulos honorários nacionais.

Em seu discurso, o presidente Xi Jinping disse que, ao longo dos 75 anos, desde a fundação da Nova China, o Partido Comunista da China uniu e liderou o povo de todos os grupos étnicos do país para criar dois milagres: o rápido desenvolvimento econômico e a estabilidade social a longo prazo. Neste magnífico processo de desenvolvimento, surgiram muitos modelos e heróis em todos os setores. Os camaradas hoje agraciados são representantes deles. O excelente caráter de lealdade, perseverança e simplicidade de cada um é exemplo a ser seguido por todo o Partido e por todas as pessoas de todos os grupos étnicos do país.

O líder chinês enfatizou que, atualmente, o país está em um período decisivo na promoção integral da construção de uma nação forte e da grande causa da revitalização nacional por meio da modernização. “Todo o partido e os povos de todas as etnias devem tomar os heróis e os modelos como exemplos, formando uma força majestosa para construir um país forte”, afirmou.

Xi Jinping salientou que, ao longo dos últimos 75 anos, existiram muitos antigos e íntimos amigos no mundo que compartilharam as mesmas aspirações do povo chinês e trabalharam juntos em momentos difíceis, e Dilma Rousseff, que recebeu a Medalha da Amizade, é uma excelente representante deles. Segundo ele, o povo chinês jamais se esquecerá desses amigos internacionais que fizeram contribuições extraordinárias para o desenvolvimento da China e para a promoção da amizade entre o povo chinês e os povos de outros países. O povo chinês está pronto para trabalhar de mãos dadas com todos os outros povos do mundo para salvaguardar a paz mundial, promover o desenvolvimento comum, impulsionar a construção de uma comunidade de futuro compartilhado para a humanidade e criar um futuro melhor para a humanidade.

 

CRI Português

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Voltar ao topo